China certifica E190-E2 da EMBRAER, e a certificação do E190-E2 deverá sair em breve, em 11.11.22


A Administração de Aviação Civil da China (CAAC) emitiu nesta quinta dia 10 Certificado Tipo para o jato E190-E2 da EMBRAER. O anúncio foi feito durante a feira aeronáutica chinesa Zhuhai Airshow, no segundo anúncio do gênero na feira – após a autoridade de aviação chinesa ter dado “luz verde” para o turboélice ATR-42-600, com aprovação divulgada na data de 08 novembro.

A fabricante brasileira vê a tão esperada certificação do E2 como um avanço no setor de transporte aéreo chinês, que agora disponibiliza alternativas localmente, com produtos – jatos comerciais – de fabricação da indústria chinesa. Também ocorre em um momento em que a Boeing ainda espera que a CAAC libere as companhias aéreas chinesas para retomar o serviço do B.737MAX, embora embora a recertificação do modelo já tenha sido emitida após um esforço prolongado para implementar as mudanças necessárias. Alguns observadores indicaram que as más relações entre Pequim e Washington podem explicar em parte o atraso na liberação para retomar as operações com as aeronaves do EUA. A EMBRAER também informou que espera que a aeronave E195-E2 obtenha seu certificado Tipo pela autoridade chinesa em breve. “O E190-E2 e o E195-E2, com capacidade para 114 e 146 passageiros, respectivamente, oferecem capacidade complementar às aeronaves chinesas ARJ-21 e C919”, comentou o presidente e CEO da EMBRAER Aviação Comercial, Arjan Meijer. “O E2 não apenas fornecerá a melhor economia da classe e reduções de emissões para aviões, mas também ajudará a acelerar a implementação do programa de serviços aéreos essenciais da China para conectar mais cidades secundárias e terciárias”, disse Meijer.

Vinte anos após o lançamento do programa pela indústria aeroespacial apoiada pelo Estado da China, o ARJ-21, um modelo de 78 a 90 assentos, da COMAC, está em serviço com várias companhias aéreas chinesas, embora menos de 70 aparelhos tenham sido entregues até o final de 2021. Em setembro passado, a CAAC concedeu a certificação Tipo ao jato C919, de 168 assentos, também da COMAC, que é um modelo concorrente mais direto do B.737 e também do Airbus A320.

No entanto, as tensões políticas com os países ocidentais levantaram dúvidas sobre se os fornecedores internacionais poderão continuar a exportar componentes, como sistemas-chave de motores e aviônicos, para o grupo chinês de estruturas de aeronaves. GE, Safran, Collins Aerospace, Honeywell e Liebherr estão entre os parceiros ocidentais da COMAC. No ano passado, o governo canadense recusou uma licença de exportação para a Pratt & Whitney fornecer seus motores PW150C para o avião regional turboélice MA-700, da AVIC, da China.

De acordo com a EMBRAER, as transportadoras chinesas receberão 1.445 novas aeronaves com até 150 assentos até 2041. A disposição da CAAC em dar acesso ao mercado a fabricantes estrangeiras como a EMBRAER parece indicar que o governo do país aceita que as fabricantes nacionais sozinhas não serão capazes de para atender a demanda de expansão e modernização da frota. [EL] – c/ fontes


Jato E190-E2 da EMBRAER recebe certificação na China
Fonte: Estadão/InfoMoney – 12/11/2022
A EMBRAER informou, nesta quinta dia 10, que o jato E190-E2 recebeu o Certificado de Tipo da Administração de Aviação Civil da China (CAAC – Civil Aviation Administration of China), marcando uma nova fase para o programa EJet de segunda geração (E2) na China.

“Espera-se que a certificação do jato E195-E2, maior aeronave comercial da EMBRAER, cujo processo já está em andamento, ocorra em breve”, destaca fabricante em nota.

Para o presidente e CEO da EMBRAER Aviação Comercial, Arjan Meijer, a certificação do E190-E2 pela autoridade da China é uma ótima notícia para a fabricante brasileira.

“A certificação abre caminho para significativas oportunidades de negócios para o E190-E2 na China – existem dados que revelam que um bilhão de pessoas que vivem em cidades menores da China nunca voaram”, destaca a nota.

Segundo Meijer, o E190-E2 e o E195-E2, respectivamente, com capacidade para 114 e 146 passageiros, oferecem capacidade complementar às aeronaves da indústria chinesa AR-J21 e C919. “O E2 não apenas fornecerá o melhor desempenho operacional e a redução de emissões às companhias aéreas, mas também ajudará a acelerar a implantação do programa chinês Essential Air Service [Serviço aéreo essencial] para conectar mais cidades menores”, acrescentou Meijer.

A última projeção de mercado da EMBRAER estima que 1.445 novas aeronaves na categoria de até 150 assentos serão entregues na China até 2041, impulsionada pelo desenvolvimento econômico de longo prazo do país e pela tendência contínua do sistema de aviação civil chinês de evoluir de viagens ponto-a-ponto para uma malha aérea com conexões em grandes aeroportos (denominada hub-and-spoke).

“A certificação pela CAAC é um grande momento para o nosso jato, o E190-E2”, comemorou Guo Qing, vice-presidente de Aviação Comercial da EMBRAER China. “Além de ter o tamanho correto e a melhor eficiência de combustível, o E190-E2 nasceu com capacidade de operação em altas temperaturas e grandes altitudes. É a primeira aeronave na categoria a voar para alguns dos aeroportos mais elevados do mundo no oeste da China, incluindo Lasha e Yushu.

O E190-E2 iniciou suas operações na Europa em 2018. Trata-se de um jato de corredor único com capacidade para até 114 assentos na configuração com dois assentos de cada lado do corredor.