Gulfstream G700 voa pela primeira vez, em 14.02.20

O novo jato executivo G700, da Gulfstream, fez o seu primeiro vôo na tarde desta sexta dia 14, partindo da pista da base da Gulfstream Aerospace no Aeroporto Internacional de Savannah/” Hilton Head”, na Georgia, às 13:19LT e regressando 02h32m depois. Pilotado por Jake Howard e Eric Holmberg, com o engenheiro de teste de vôo Bill Osborne, o primeiro protótipo de vôo G700 – T1 (sn 87001, prefixo N700GA) – voou abastecido com QAv numa mistura de biocombustível sustentável (SAFJ) e de combustível fóssil na proporção 30/70.
“Este primeiro vôo é uma ocasião importante e o próximo passo à frente na visão da Gulfstream para o futuro, uma visão que foi guiada pela liderança estratégica da nossa controladora, a General Dynamics, e pela inovação da equipe da Gulfstream”, disse o presidente da Gulfstream. Mark Burns. “Como líder de mercado, a Gulfstream está levando adiante todo o setor de jatos executivos com recursos avançados de segurança, a tecnologia do amanhã e uma cabine projetada propositadamente para exceder as expectativas de conforto de nossos clientes”, completou Burns. O executivo disse que o G700 traz o melhor da aviação executiva junto – a legendária performance do G650ER e a inovação da suíte aviônica Gulfstream Symmetry dos últimos modelos G500 e G600 – e “estamos entusiasmados para entregar esta excepcional aeronave para nossos clientes”.
O G700 foi introduzido como o mais recente produto-chefe da fabricante americana, em outubro passado, na agenda da feira de aviação executiva americana – NBAA-BACE, onde a Gulfstream exibiu uma maquete da cabine de escala real e mostrou o vídeo da primeira aeronave de teste taxiando por meio propulsor próprio. Cinco protótipos de vôo já foram fabricados e uma célula para teste estrutural já concluiu ensaio de carga.
O protótipo T1 se concentrará nos testes de expansão do envelope, de vibração cíclica, estol, características de vôo, controle de vôo e forma de congelamento, o protótipo T2 se destinará ao desenvolvimento de cabine e testes estáticos, o protótipo T3 se destinará para testes de carga e mecanismos de controle por PID, operação de motor e reverso, performance de pista e de subida, o protótipo T4 será utilizado para testes de sistema mecânicos, de controle ambiental e vôo em condição de formação de gelo conhecida e de ventilação/refrigeração, e o protótipo T5 testará aviônica e gerará dados para o simulador Level-D. Um sexto aparelho será equipado como aeronave de produção, para testes nessa configuração, revelou portavoz da Gulfstream.
Derivado estendido do G650ER, com motorização Rolls-Royce Pearl 700 com empuxo de 18.250 lbf., com capacidade para 19 assentos, para voar a MACH 0,90 e alcance de 6.400 MN (voando em velocidade de cruzeiro de longo curso M0,85 com alcance de 7.500 MN), uma asa incorporando winglets de projeto novo, o G700 terá uma cabine com cinco áreas de estar e 20 janelas panorâmicas. Será equipado suíte aviônica Gulfstream Symmetry, com comandos de vôo em sidestick ativo vinculado eletronicamente, telas de informação de vôo por toque (touchscreen) para uso extensivo e um sistema preditivo de desempenho de pouso para maior segurança da pista. O jato foi lançado apresentando-se com a cabine de maior altura e largura da sua categoria, com a marca registrada das 20 janelas ovais de forma panorâmica.
A entrada em serviço do G700 está prevista para 2022. [EL] – c/ fontes