GAMA posta resultados de entregas com alta, apesar dos desafios na cadeia de suprimentos e de mão-de-obra, em 19.11.22


Todos os segmentos da fabricação da aviação geral aumentaram no terceiro trimestre, na base de comparação ano x ano, enquanto o faturamento total em negócios de aviões aumentou 4,8%, para US$ 14,1 bilhões, de acordo com o último relatório da GAMA – General Aviation Manufacturers Association (associação de fabricantes da aviação geral).

As entregas de jatos executivos aumentaram 1,8%, para um total de 446 aparelhos, um aumento de oito unidades em relação ao mesmo período do ano passado.

No terceiro trimestre de 2021, a Cirrus entregou sete jatos SF50 Vision Jet adicionais de seu total, enquanto a Textron Aviation melhorou sua apuração de entregas de jatos Citation Latitude, com aumento para seis aparelhos, como parte de seu aumento de 4,3% na produção de jatos executivos. As entregas da Gulfstream de seu jato super-médio G280 melhoraram em quatro aparelhos, de 12 para 16 (33%), em parte de seu aumento de dois aparelhos, de 80 para 82 (2,5%), na sua produção completa de jatos executivos. A Pilatus permaneceu “estática”, entregando 27 jatos PC-24 nos primeiros três trimestres deste ano e de 2021.

No lado negativo, o total de entrega da Bombardier caiu quase 10%, com a fabricante canadense desfalcada do fim da produção e entrega do modelo Learjet – com os últimos jatos LJ tendo sido entregues no início do ano. Embora as entregas de jatos Challenger tenham aumentado em quatro unidades em comparação com os três primeiros trimestres de 2021, a Bombardier entregou sete modelos a menos de jatos da Família Global.

A apuração de entregas da EMBRAER caiu em duas unidades, com a retração liderada pela entrega de oito Phenom 300E a menos. A produção do jato HondaJet pela Honda Aircraft caiu 13%.

A Dassault reporta apenas os totais de entrega de jatos Falcon ao final de semestre – no segundo e quarto trimestres.

Entre as aeronaves variantes do transporte comercial, a Airbus permaneceu “estática” com cinco entregas, enquanto a Boeing, que teve entregas de dois Boeing Business Jets (BBJ) durante os três primeiros trimestres de 2021, não teve nenhuma entrega neste ano.

No segmento de turboélices, embora as entregas totais tenham aumentado 7,3%, o subconjunto pressurizado de ponta registrou apenas aumento de uma aeronave em relação ao ano anterior.

Apoós entregar 56 aparelhos do modelo monomotor turboélice PC-12 nos três primeiros trimestres do ano passado, a Pilatus entregou neste ano (9M22) 47 aparelhos PC-12, nove unidades a menos (-16%). A Daher e Piper entregaram uma aeronave a menos na comparação 2022 e 2021. O setor do mercado foi impulsionado pela Textron Aviation, que melhorou em suas entrega do bimotor King Air bimotores em seis aeronaves. A Epic, que dobrou a produção de seu monomotor turboélice E1000-GX, de cinco para 10 entregas (um aumento de 5 aparelhos) e pela Piaggio, que teve uma entrega Avanti EVO este ano, em comparação com nenhuma no ano passado.

As entregas de aeronaves com motorização a pistão aumentaram 8,8% neste ano, subindo para mais de 1.000 entregas durante os primeiros nove meses do ano.

O mercado de helicópteros também apresentou melhora, com as entregas de helicópteros à turbina aumentando mais de 7% em comparação aos três primeiros trimestres de 2021.

“[Atender] A demanda por aeronaves de aviação geral continua difícil, pois nossa indústria continua a enfrentar estrategicamente os desafios contínuos, que incluem problemas com a cadeia de suprimentos e escassez de força de trabalho em nossa indústria e nas autoridades reguladoras globais”, disse o presidente e CEO da GAMA, Pete Bunce, para completar: “As entregas estão convergindo e, em alguns casos, superando os níveis que vivíamos antes da pandemia, o que é uma prova da força de nossa indústria e da importância e utilidade da aviação geral”. [EL] – c/ fontes