Agência federal de meio ambiente do EUA (EPA) revisa regras de emissões para grandes motores a jato, em 29.11.22
Em um texto terminativa (regra final), a Agência de Proteção Ambiental do EUA (EPA – Environmental Protection Agency) está substituindo o padrão de gás (fumaça) atual expelido por motores de jato subsônico do transporte civil com potência nominal de motor superior a 26,7 kN (6.609 lbf.) de empuxo por padrões de partículas (PM – Particle Matter). Os novos requisitos se aplicarão a motores em produção fabricados a partir de 1º de janeiro de 2023, bem como a projetos de Tipo com solicitações iniciais de certificação de Tipo enviadas/solicitada a partir dessa mesma data.
O normativo – “Control of Air Pollution From Aircraft Engines: Emission Standards and Test Procedures” (Controle de Poluição do Ar por motores de aeronaves: Procedimentos de testes e padrões de emissão”), de 23/11/2022:
https://www.govinfo.gov/content/pkg/FR-2022-11-23/pdf/2022-25134.pdf
Conforme artigo de divulgação da publicação por Gordon Gilbert, na mídia AIN, a EPA está mantendo padrões do “número de fumaça” (Smoke Number) para motores de nova produção não-cobertos pelo padrão (PM) de concentração de massa e para motores já em produção e já fabricados. O padrão PM e os procedimentos de teste são equivalentes aos padrões de motores adotados pela Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO), das Nações Unidas, em 2017 e 2020. De acordo com a regra final, a EPA e a FAA participaram ativamente dos procedimentos em que os requisitos da ICAO foram desenvolvidos. “Esses padrões refletem a importância do controle das emissões de PM e os esforços do EUA para garantir o mais alto grau de uniformidade possível nos regulamentos e padrões da aviação. Como parte desta atualização, a EPA também está se alinhando com a ICAO, aplicando os padrões de número de gás/fumaça a motores com potência nominal menor ou igual a 26,7 kN (6.000 lbf.) usados em aviões supersônicos. [EL] – c/ fontes