EMBRAER recebe pedido de cinco aviões E195-E2 por US$ 389,4 mi e eleva otimismo com ações, com possibilidade da carteira de pedidos do 4T22 atingir aproximadamente US$ 18,2 bi, o nível mais alto desde o 1T18, em 30.11.22
Fonte: InfoMoney – 30/11/2022
A fabricante de jatos EMBRAER recebeu quarta (30) um novo pedido firme para cinco aeronaves E195-E2 de uma companhia aérea não revelada, que tem planos otimistas de crescimento nos próximos anos.
Até o final de 2023, a EMBRAER entregará quatro aeronaves e a última no início de 2024. O valor do contrato será de US$ 389,4 milhões, sendo adicionado à carteira de pedidos do quarto trimestre (que atingiu US$ 17,8 bilhões no 3T22), levando-a aproximadamente US$ 18,2 bilhões, o nível mais alto desde o 1T18.
A EMBRAER ainda divulgou a companhia aérea não revelada tem planos ambiciosos de crescimento futuro, por isso acredita que novos pedidos deste cliente no futuro são prováveis.
O acordo foi considerado positivo pela analista de mercado Itaú BBA.
Em uma nota mais cautelosa, o Itaú BBA avalia que a EMBRAER e seus pares têm se orientado para os desafios em 2023 em termos de questões da cadeia de suprimentos devido a:
i) falta de componentes vindos da China por causa de sua política de Covid zero;
ii) falta de matérias-primas; e,
iii) aumento dos custos de energia e mão de obra.
O Itaú BBA mantém avaliação outperform (equivalente à compra) para os ADRs da EMBRAER, com preço-alvo de US$ 21.
A JP Morgan destaca que o anúncio hoje é positivo para o crescimento da carteira de pedidos da Embraer, fator que sustenta a classificação do banco de overweight (equivalente à compra) para os ADRs (os recibos de ações negociados pela companhia na Bolsa de Nova York) e deve melhorar o otimismo sobre os ativos após os fracos resultados do terceiro trimestre de 2022.
Atualização [em 05/12/2022] – a companhia aérea para os cinco pedidos foi divulgada como a espanhola Binter Canarias, que já opera cinco aeronaves E195.
Os cinco novos jatos deverão ser entregues entre 2023 e 2024 ao custo de tabela de US$ 389,4 milhões e serão adicionados à carteira da empresa do terceiro trimestre. A carteira de pedidos da EMBRAER tinha 227 jatos E195-E2 até o final de setembro.
Além dos cinco jatos E195 em operação atualmente, a Binter opera 26 turboélices ATR-72.
Os EJets substituíram os jatos canadenses Bombardier CRJ-1000. E agora, aos poucos, passarão a operar vôos atendimentos executados com os ATR. É que a Binter planeja reduzir o número de ATR em sua frota e concentrar suas operações nos jatos.
Os E195-E2 são configurados com 132 assentos, 24 a menos da capacidade máxima. A companhia aérea espanhola foi a primeira operadora do tipo na Europa, desde 2019.