Airbus (francesa) e Neste (finlandesa) assinam Memorando para trabalho na produção e absorção de combustível de aviação sustentável (SAF), incluindo a certificação de combustível 100% SAF para aviões, em 01.12.22


A fabricante aeronáutica francesa Airbus e o grupo de refino de petróleo (para derivados) finlandês Neste assinaram um memorando de entendimento (MoU) para avançar conjuntamente na produção e absorção de combustível de aviação sustentável (SAF), anunciaram as empresas durante o primeiro dia da Cúpula de Sustentabilidade da Airbus, em Toulouse, nesta quarta dia 30. A colaboração visa acelerar a transição do setor de aviação para SAF.

A Neste é hoje a maior produtora de combustível – diesel e querosene – sustentável do mundo, viabilizada com tecnologia própria NEXBTL – uma plataforma (protocolo) baseado em transformação de gorduras e óleos renováveis em combustíveis. No caso de combustível de aviação sustentável (SAF), o produto Neste denominado “MY” reduz emissões de gás de efeito estufa em 80% em comparação com combustível fóssil.

A Neste e a Airbus afirmam reconhecer que uma aceleração da produção de SAF apresenta um dos maiores desafios associados ao cumprimento das metas de redução de dióxido de carbono (CO2). A colaboração permitirá que os parceiros explorem oportunidades de negócios juntos e promovam conjuntamente a produção e o uso de combustível de aviação sustentável, de acordo com a Airbus. Os pontos de foco incluem o desenvolvimento técnico de SAF, aprovação de combustível e teste de tecnologias de produção atuais e futuras.

O MoU estabelece que a Airbus e a Neste trabalhem mais nos desafios técnicos de alcançar a certificação de combustível 100% SAF para aviões.

“A Neste está na vanguarda da aceleração da jornada do setor de aviação para um futuro mais sustentável. Essa jornada requer cooperação em toda a cadeia de valor do setor”, disse o vice-presidente de aviação renovável da Neste Thorsten Lange. “Esta colaboração com a Airbus conecta um pioneiro da indústria aeroespacial com um líder em combustíveis renováveis. O conhecimento e a experiência combinados das empresas ajudarão a promover o uso e a disponibilidade do SAF como meio de transição da aviação para fontes de energia mais sustentáveis ​​e redução do impacto climático da aviação”, acrescentou Lange.

O acordo marca a segunda colaboração entre a Airbus e a Neste após a exploração do programa (exploração) ECLIF3 – Emission and Climate Impact of Alternative Fuels (Emissão e Impacto Climático de Combustíveis Alternativos) no SAF com o centro de pesquisa alemão DLR. [EL] – c/ fontes