Piper “Cheyenne” tem estouro de pneu de trem principal em pouso em Cuiabá/MT, em 10.12.22
No dia 03 (dez.), o bimotor turboélice Piper PA-31-T1 (PAY1) “Cheyenne” de matrícula PR-BYZ (registro de produção sn 31T-7904004, fabricação 1978) decolou do Aeródromo Regional Orlando Villas Boas (SWXM), em Matupá, no MT, com destino do aeroporto Marechal Rondon (SBCY), em Cuiabá, no MT, para vôo do transporte de passageiros, com seis ocupantes, sendo quatro passageiros e dois tripulantes. Após o pouso, às 18:44Z (14:44LT), na corrida de pista de desaceleração, a tripulação percebeu que o pneu do trem de pouso principal direito havia estourado. O avião teve danos leves. Não houve danos a terceiros.
A ocorrência está listada no painel SIPAER, de CENIPA, como incidente de estouro de pneu. Os trabalhos relativos à investigação aeronáutica (pelo CENIPA) da ocorrência estão encerrados, o avião tendo sido liberado para o operador.
O avião Piper PA-31-T1 (PAY1) de matrícula PR-BYZ (registro de produção sn 31T-7904004, fabricação 1978) é propriedade e operado pela empresa (táxi-aéreo) Abelha Táxi-Aéreo e Manutenção (com sede em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá); o avião está registrado na categoria do transporte público não-regular (TPX), para operação pelo regulamento RBAC-135, com último registro de compra/transferência em março de 2011. O avião é aprovado para até cinco passageiros e MTOW de 3.946 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em agosto de 2020, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até julho de 2023.
O aeródromo público Regional Orlando Villas Boas (SWXM), em Matupá, no MT, tem pista (02/20) de 30 x 1.858 m., de asfalto (com resistência de pavimento para aeronave de até 5.700 kg), para operação VFR diurna. O aeródromo está a 70 MN a SE de Alta Floresta (SBAT). Em rota direta, o “Marechal Rondon” (SBCY), em Cuiabá, dista 336 MN a S-SW do Regional Orlando Villas Boas (SWXM), pela FIR Amazônica (SBAZ).
Em elevação de 617 pés, o aeroporto Marechal Rondon (SBCY) tem pista (17/35) de 45 x 2.300 m., de asfalto (resistência de pavimento PCN 56). As duas cabeceiras contam com sistema de indicação de rampa de aproximação PAPI. O aeroporto opera com serviço de controle de tráfego aéreo, para operação VFR diurna/noturna e IFR diurna/noturna. A operação IFR conta com procedimentos de aproximação ILS para pista 35 e procedimentos por navegação convencional por VOR e por satélite para as duas cabeceiras.
Ao momento do pouso, o tempo no “Marechal Rondon” (SBCY) era bom, em condição VMC, com visibilidade de 10 km ou superior e céu (passando para apenas uma camada) com nuvens esparsas com base passando de 1.500 pés para 2.000 pés; o vento era noroeste fraco, com temperatura do ar de 28ºC e pressão atmosférica de 1.006 hPa para 1.007 hPa.
METAR SBCY 031700Z 30003KT 9999 FEW010 SCT100 26/23 Q1008=
METAR SBCY 031800Z 30003KT 9999 SCT015 SCT100 28/23 Q1007=
METAR SBCY 031900Z 33003KT 9999 SCT020 28/23 Q1006=
METAR SBCY 032000Z 05003KT 9999 FEW020 28/23 Q1005=