Pilatus divulga forte demanda do mercado pelos modelos PC-12 e PC-24 nos noves primeiros meses do ano, em 12.12.22


Por ocasião da feira de aviação executiva americana BACE-NBAA, em outubro passado, a Pilatus divulgou uma demanda muito forte do mercado pelos seus modelos monomotor turboélice PC-12NGX e jato PC-24.

Segundo a própria fabricante suíça, ao final de setembro de 2022, a Pilatus registrou um total de entregas de 74 aparelhos entre 47 PC-12NGX e 27 PC-24. Dessas aeronaves, cerca de 62% foram concluídas pela subsidiária americana Pilatus Business Aircraft, em Broomfield, no Colorado.

As entregas marcantes neste ano incluíram aquelas para as operadoras de fretamento, PlaneSense (EUA) e JetFly (Europa). Ambas as empresas reportam forte demanda contínua de passageiros.

Os Centros Autorizados Pilatus reportam que muitos de seus clientes PC-12 existentes estão adotando a versão mais recente do monomotor, o PC-12NGX, para aproveitar a nova variante do motor PWC PT6 e a tecnologia de aviônicos, bem como o interior completamente novo.

Até o terceiro trimestre de 2022, a Pilatus entregou 1.920 aparelhos PC-12 desde o início do programa e celebrará um marco importante ao entregar o 2.000º PC-12 na próxima primavera do hemisfério norte, em 2023. Essa aeronave será entregue à PlaneSense, a maior operadora de frota Pilatus do mundo, com 41 PC-12 e nove PC-24.

O tempo total da frota PC-12 está atualmente em mais de 10 milhões de horas de vôo.

A Pilatus também planeja entregar o 200º PC-24 na primavera de 2023. Esse é um marco também a ser celebrado pela fabricante, com tempo de serviço do modelo no mercado de cinco anos. A frota mundial de PC-24 já somou 116.000 horas de vôo desde 2017.

Sediada no Aeroporto Metropolitano Rocky Mountain (KBJC), Broomfield, no Colorado, desde 1996, a subsidiária americana Pilatus Business Aircraft abriu mais de 25 novos postos de trabalho em 2022 com a recente expansão de instalações para incluir novas operações de pintura. Além disso, a Pilatus adquiriu a Skytech em setembro de 2022 com aproveitamento de sua força de trabalho de 120 funcionários. A Skytech tem operado como um Centro Autorizado de Vendas e Serviços independente desde 1993 e agora faz parte do Pilatus Group, que emprega mais de 300 funcionários no EUA.

Markus Bucher, CEO da Pilatus, comentou: “Temos muita sorte de ter tanto o PC-12 quanto o PC-24 em alta demanda entre nossos clientes fiéis. Apesar do atual ambiente inflacionário elevado, do aumento do custo da energia na Europa e da previsão de recessão econômica, nossa rede de vendas global continua otimista de que a demanda muito alta por nossa aeronave exclusiva resistirá à tempestade”.

Bucher continuou abordando os desafios de produzir aeronaves no atual contexto econômico: “Nossa principal prioridade na Pilatus agora é cuidar dos proprietários atuais e daqueles que já fizeram pedidos. Como a maioria das empresas, a Pilatus não ficou imune às dificuldades de garantir um fornecimento confiável de componentes de qualidade para manter a produção funcionando com eficiência e os clientes voando sem interrupção. Onde não podemos fornecer soluções imediatas, estamos investindo um esforço considerável na comunicação com nossos clientes para fornecer a eles o alto nível de suporte que eles esperam e merecem da Pilatus”.

Para ficar perto dos clientes, entender melhor suas necessidades e se comunicar diretamente com pilotos, pessoal de manutenção e gerenciamento de operação/manutenção, a Pilatus realizou duas reuniões de suporte ao operador do PC-24 – uma no EUA e outra na Europa. Outros eventos do gênero estão planejados para 2023.

Finalmente, abordando a questão da fabricação sustentável, Markus Bucher afirmou: “Como uma empresa suíça, está em nossa cultura se preocupar com a proteção do meio ambiente, e nossas práticas de trabalho estabelecidas há muito tempo incluem a conservação de recursos e operação com o menor impacto possível. Já em 1973, a revista da empresa, Pilatus Post, publicou uma história sobre como tratávamos as águas residuais da fabricação. Hoje, as instalações da Pilatus possuem 230.000 pés quadrados [21.370 m²] de painéis solares gerando eletricidade para nossas operações na Suíça. 94% da energia usada na produção das aeronaves Pilatus vem de fontes hidrelétricas, nucleares e solares. Todas as nossas aeronaves são aprovadas para operar com combustível de aviação sustentável. Nossas aeronaves monomotor turboélice também são extremamente eficientes para operar, pois produzem menos emissões”. [EL] – c/ fontes