Na primeira quinzena de dezembro, aviação executiva global com redução de atividade sobre 2021 e com alta sobre 2019 (pré-covid), nos dados de mercado da WingX, em 18.12.22
As operações globais de aviação executiva, nos primeiros 12 dias de dezembro, diminuíram 2% em relação ao mesmo período de 2021 (um ano antes), mas ainda aumentaram 5% em relação ao mesmo período de 2019 (pré-covid), de acordo com o mais recente do relatório Global Market Tracker da pesquisadora e provedora de dados de mercado WingX.
No acumulado do ano, a WingX reporta que a operação aérea de jatos e turboélices executivos aumentaram 11% em relação a 2021 (ano passado) e 14% em relação a 2019 (pré-covid).
“A atividade de jatos executivos está diminuindo constantemente após as altas pós-Covid, embora seja provável que 2022 ainda termine com uma alta baixa de dois dígitos sobre 2019”, disse o diretor administrativo da WingX, Richard Koe. “Dito isso, agora há um declínio acentuado na atividade de fretamento, sugerindo que os clientes iniciantes podem estar saindo do mercado”, pontuou Koe.
Na América do Norte, a atividade de jatos executivos caiu 3% em relação a dezembro de 2021, permanecendo 5% acima de 2019.
No EUA, a WingX indica a Flórida como o Estado (região) de maior movimentação em termos de atividade em dezembro. Embora da redução de 9% em relação ao ano passado no Estado, a atividade ainda apresenta alta de 17% sobre 2019. A atividade no Texas está no mesmo nível do ano passado, mas a Califórnia está tendo uma queda. O fretamento de marca, em particular, caiu na primeira quinzena de dezembro, 23% abaixo de 2021 (um ano atrás) e 5% em relação a 2019 (pré-covid). No entanto, a atividade privada está 10% mais movimentada do que no ano passado.
Na Europa, a demanda continuou caindo, de setores voados neste mês, com 8% a menos do que em dezembro de 2021 e 4% a menos que em 2019. Reino Unido, Alemanha e França estão registrando menos vôos do que em 2019. Mas a atividade está aumentando na Itália e a Suíça com a temporada de inverno (esqui na neve) dando um impulso.
A maior parte do resto do mundo está passando por um pequeno aumento, auxiliado em parte pela Copa do Mundo da FIFA. Os principais aeroportos associados aos jogos registraram um salto de 291% nas chegadas. A atividade em dezembro aumentou 20% no Oriente Médio em relação ao ano anterior, 18% na África e 28% na Ásia. No entanto, as operações na América do Sul caíram 3%. [EL] – c/ fontes