Mercado de aeronaves usadas deverá ‘esfriar’ ligeiramente em 2023, após um ano de 2022 estável de ligeira retração em comparação a 2021, prevê IADA, em 19.12.22
Antecipando o seu relatório de mercado do quarto trimestre para ser publicado em janeiro, a IADA – International Aircraft Dealers Association (associação internacional de revendedores de aeronaves), divulgou que suas projeções iniciais são de que seus membros-associados (revendedores) concluíram neste ano mais de 1.320 transações de aeronaves executivas, totalizando mais de US$ 8,8 bilhões. Esse resultado projetado seria um pouco menor do que as 1.372 transações no âmbito da IADA registradas em 2021, uma diferença de 52 negócios (-3,79%).
Nos primeiros 11 meses deste ano, os membros da IADA negociaram (compra/venda) mais de 1.200 aeronaves executivas no valor de US$ 8 bilhões.
Ainda assim, a entidade espera que o mercado de aeronaves usadas ‘esfrie’ um pouco até 2023.
“Os sinais que estamos vendo dos corretores de nosso grupo e de nossos prestadores de serviços são de que os mercados estão começando a se normalizar e os compradores estão começando a se tornar mais racionais”, disse Zipporah Marmor, presidente da IADA e vice-presidente de transações de aeronaves da ACASS. “O frenesi dos últimos 12 a 24 meses (1-2 anos) se acalmou um pouco e vemos isso como saudável para o nosso setor”, Marmor pontuou.
Marmor explicou que as aeronaves executivas não estão mais se valorizando à “taxa insustentável” dos trimestres anteriores. No entanto, acrescentou: “Acreditamos que o primeiro semestre de 2023 será forte, pois estamos vendo alguns compradores esperando para ver o que acontece depois que a depreciação de bônus de 100% do EUA não estiver mais sobre a mesa e a pressa para fechar no ano- acabou o fim”. [EL] – c/ fontes