Pratt & Whitney realiza o primeiro teste em solo de demonstrador de motor híbrido-elétrico, em 21.12.22


A Pratt & Whitney realizou nesta semana o primeiro funcionamento do demonstrador de motor híbrido-elétrico, enquanto continua se preparando para iniciar os testes de vôo do sistema de propulsão em um avião regional DASH-8 em 2024.

Reportando a realização do teste nesta terça dia 20, a Pratt & Whitney (subsidiária da Raytheon Technologies) divulgou que o demonstrador combina um motor de turbina não especificado com um motor elétrico de 1 MW produzido por sua “empresa-irmã” Collins Aerospace para uma potência total de 2 MW, comparável à de um motor turboélice PW-121. A execução inicial do sistema de propulsão foi realizada no centro de inovação da Pratt & Whitney em Longueuil, em Quebec.

O programa, que recebeu financiamento dos governos federal e provincial do Canadá, visa atingir uma redução de 30% na queima de combustível e nas emissões de dióxido de carbono em comparação com os atuais motores de aeronaves.

O Centro de Excelência de Testes de Vôo do Canadá foi encarregado de modificar e operar a aeronave DASH-8-100 que será usada para testes em vôo. O centro integrará o “trem de força” híbrido-elétrico, um sistema de bateria fornecido pela fabricante suíça H55 e chicotes elétricos de alta tensão.

Em novembro, Pratt & Whitney, MTU Aero Engines, Collins Aerospace, Airbus e GKN Aerospace anunciaram planos para um programa separado para desenvolver um turbofan híbrido-elétrico para aviões de passageiros de fuselagem estreita. O projeto de turbofan aprimorado com injeção de água, sustentável, combina o trabalho liderado pela MTU em um turbofan aprimorado com água injetada com um sistema de propulsão híbrido-elétrico baseado no turbofan de tecnologia GTF (caixa de redução) da Pratt & Whitney.

Enquanto isso, no início desta semana, a Rolls-Royce confirmou que concluiu a montagem do demonstrador de tecnologia para sua família de motores UltraFan. A fabricante britânica de motores de aeronaves planeja começar a operar o banco de testes em sua sede em Derby, no Reino Unido, no início de 2023 e operará a unidade com combustível de aviação 100% sustentável.

O programa da RR visa alcançar uma redução significativa na queima de combustível e nas emissões de carbono em comparação com os atuais motores Trent. A Rolls-Royce divulga que a tecnologia UltraFan será escalável para fornecer uma faixa de empuxo entre 25.000 e 110.000 lbf. para suportar aviões de passageiros de fuselagem estreita e larga. [EL] – c/ fontes