Estoque de jatos executivos usados aumenta, e preços sobem, aponta instituição financeira americana, em 24.12.22
Depois de atingir mínimas históricas em 2021, a disponibilidade de jatos executivos usados para venda está recuperando, com um “salto” de 14% em base de comparação anual (um ano atrás) e uma alta de 6% na base mensal (mês antecedente), de acordo com a analista de mercado Jefferies (do conglomerado do Jefferies Group LLC, banco de investimento independente multinacional americano e empresa de serviços financeiros com sede na cidade de Nova Iorque).
Ao mesmo tempo, da alta de estoque de 14%, os preços aumentaram 21% na comparação anual.
Nos últimos seis meses, o estoque disponível aumentou 31%, acrescentou Jefferies, citando dados da Amstat.
O estoque de jatos semi-novos – com menos de sete anos desde a produção – aumentou 64% em relação a um ano atrás e 12% em relação a novembro (mês antecedente).
Apesar desses aumentos, apenas 3,3% da frota ativa está à venda, bem abaixo da média de cinco anos de 5,9%, apontou a Jefferies.
Em dezembro, o estoque de jatos de cabine larga aumentou 27%, enquanto os jatos médios e leves aumentaram 13% e 9%, respectivamente, em relação a um ano atrás.
Os jatos da EMBRAER à venda aumentaram 26% em relação ao ano anterior, para 24 unidades, mas o estoque ainda é de 2,1% da frota ativa. Entre as aeronaves da fabricante brasileira, os modelos leves Phenom esse aumento.
O número de jatos Cessna Citation, por sua vez, aumentou 62% na base de comparação ano x ano, para 105 aviões à venda; com este aumento sendo impulsionado pelos modelos XLS/XLS+, CJ1+, Citation X e CJ Mustang, declara a Jefferies. O estoque Cessna Citation é de 2,7% da frota ativa.
O estoque de aeronaves da Bombardier aumentou em 71%, para 60 jatos, com as variantes da linha Challenger disponíveis aumentando em 600%.
Os estoques disponíveis de aeronaves Dassault também aumentaram 83%, mas com apenas 11 jatos Falcon à venda, o que equivale à apenas 2,1% da frota ativa.
Os estoques disponíveis de aeronaves Gulfstream também cresceram 78%. A Jefferies divulga que os dados da Amstat mostram que a Gulfstream produziu 23 jatos G700 enquanto prepara-se para a entrada em serviço do modelo cabine larga de ultra longo alcance no terceiro trimestre de 2023. Ostensivamente, 17 destes seriam para clientes, uma vez que o programa contou com seis aviões de teste de vôo.
No tocante a preços anunciados, em lista de venda, os valores de jatos Cessna Citation disponíveis aumentaram 37% na base de comparação ano x ano (com alta de estoque de 62% e 105 jatos disponíveis). Os preços de jatos EMBRAER tiveram alta de 27% (com alta de estoque de 26%, com 24 jatos disponíveis). Os preços de jatos Bombardier tiveram alta de 21% (com alta de estoque de 71%, com 60 jatos disponíveis) – com os valores de jatos leves Learjet (fora de produção) subindo, com escalada de preço chegando em dezembro a 113% ano a ano. Os preços de jatos Dassault tiveram alta de 15% (com alta de estoque de 83%, com 11 jatos disponíveis). Os preços de jatos Gulfstream tiveram alta modesta de 3%. [EL] – c/ fontes