Vôos-demo com uso de hidrogênio (como fonte de energia) – da ZeroAvia, com Do-228, e da Universal Hydrogen, com DASH-8 – ficam para 2023, em 27.12.22
O primeiro vôo de dois aviões-demonstradores de tecnologia de fonte de energia por hidrogênio estão programados para acontecer no início de 2023, após uma primeira previsão de que estes seriam em 2022.
No caminho para fecho deste ano, as concorrentes ZeroAvia e Universal Hydrogen fazem os preparativos finais para iniciar seus respectivos testes de vôo com os bimotores originalmente de motorização turboélice Dornier Do-228 e Bombardier DASH-8-300, respectivamente.
Em 23 de dezembro, a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido emitiu uma licença de vôo especial para o Dornier Do-228 da ZeroAvia, que esteve envolvido em testes de solo no aeroporto de Kemble, na Inglaterra, por vários meses. Um dos motores turboélice originais – Honeywell TPE-331 – do Do-228 foi substituído pelo “trem de força” híbrido hidrogênio-elétrico da ZeroAvia.
Empresa novata com sede no EUA, a ZeroAvia pretende finalizar a configuração de produção do sistema de propulsão ZA-600 até o final de 2023 e ter a primeira aeronave convertida sob Certificado de Tipo Suplementar e em serviço comercial em 2025.
Assim como a ZeroAvia, a Universal Hydrogen também pretendia começar a voar seu demonstrador de tecnologia até o final de 2022. Em meados de dezembro, a empresa norte-americana confirmou que o primeiro vôo, com um DASH-8 convertido, havia sido remarcado para janeiro, após testes de táxi a serem realizados apenas antes da temporada de férias.
“A integração do trem de força de célula de combustível de hidrogênio na aeronave de teste de vôo demorou um pouco mais do que o previsto”, disse um portavoz da Universal Hydrogen. “A integração agora está completa e a aeronave está executando testes de solo. Desejamos … primeiro vôo em janeiro”, completou o portavoz.
O plano de negócios da Universal Hydrogen compreende iniciar a entrega de aeronaves ATR-42 e -72 convertidas sob um Certificado Tipo Suplementar (STC/CST) pela FAA em 2025 e a intenção de dispor de versão do DASH-8 por fonte de hidrogênio. A empresa reportou encomendas provisórias para os dois modelos – ATR e DASH – para sua linha de montagem no Novo México. [EL] – c/ fontes