MT-Propeller anuncia revisões de STC da EASA para hélice quadripá MTV-14 nas linhas Cessna C210 e Cirrus SR-22, em 28.12.22


A fabricante alemã MT Propeller divulgou a obtenção de STC/CST da EASA para aplicação de suas hélices MTV-14-D (quadripá, com lâminas torcidas – scmitar – de material composto) nos modelos Cessna C210 e Cirrus SR-22.

Este mês (dez.), a MT Propeller recebeu da EASA o STC 10038566 REV. 5 para a instalação da sua hélice MTV-14 nos modelos de monomotor a pistão Cirrus SR-22/SR22T e SR-22 com item opcional de redução de RPM para a rotação máxima de 2.500 RPM.
O STC da EASA – 10038566 R5 – foi emitido em 25/11/2022. A aplicação da hélice tem STC da FAA SA 02924CH.

A aplicação visa os modelos Cirrus SR-22/22T e SR-22 com opcional de redução de rotação para 2.500 RPM, com suíte aviônica exceto Garmin G1000, com motorização Continental IO-550-(), incluindo as versões de motor aspirado e motor turbocomprinido, com a instalação da  hélice MTV-14-D/195-30(), para substituição de todas hélices originais de alumínio e material composto.

Conforme o prospecto as vantagens atribuídas da hélice são:
– operações de hélice suaves e sem vibração
– melhor refrigeração do motor
– desempenho de subida aprimorado e distância de decolagem mais curta (somente na versão de 2.700 RPM)
– desempenho de cruzeiro aprimorado
– tração estática aumentada (somente na versão de 2.700 RPM)
– lâminas com bordo de ataque de aço inoxidável substituível para melhor proteção contra erosão
– vida útil ilimitada da lâmina, revisão geral de custo mais baixo e sem Diretivas de Aeronavegabilidade
– conformidade com exigentes requisitos de nível de ruído da legislação da Alemanha para operação em aeroportos sem restrições

Prospecto STC EASA 10038566 R5/ FAA SA 02924CH:
https://www.mt-propeller.com/pdf/stcflyer/FL058US.pdf

Pela especificação no STC, a aplicação é da hélice MTV-14-D/195-30b, com núcleo de alumínio em peça simples MTV-14-D/195-30b e spinner composto (Full Composite Spinner) AFRP P-320-2. A hélice tem diâmetro de 76,8 pol./195 cm (máx.) e de 74,8 pol./190 cm (mín.); o peso é de 59,3 lb. (26,9 kg) sem sistema De-Ice e de 62,1 lb. (28,2 kg) com sistema De-Ice (item opcional), do tipo boots por fluído.

Em outubro, a MT Propeller recebeu da EASA o STC 10038720 Revision 2 para a instalação da sua hélice MTV-14, com redutor de rotação, no monomotor a pistão Cessna C210 entre as variantes P210N, P210R, T210M, T210N e T210R.
Segundo a fabricante alemã, a instalação da hélice quadripá MTV-14 no Cessna 210 significativamente reduz nível de ruído, de modo que o modelo pode ser operado na Suíça em aeroportos de mais baixo nível de ruído requerido.

O STC da EASA – 10038720 R2 – foi emitido em 04/10/2022. A aplicação da hélice tem STC da FAA SA SA00925WI (datado de 18/11/2021).

A aplicação visa os modelos Cessna P210N, P210R, T210M, T210N e T210R, com motorização Continental TSIO-520-P, -R, -CE e -AF, com a instalação da hélice MTV-14-D/195-30b, para substituição de hélices tripá Hartzell e McCauley.

Conforme o prospecto as vantagens atribuídas da hélice são:
– melhor característica de amortecimento para operações de hélice quase sem vibração
– ponte adesiva de liga de níquel nos bordos de ataque das pás para uma maior proteção contra erosão (por detritos)
– melhor desempenho de subida, com velocidade de 3 a 5 KT maior, com subida 5% melhor
– significativa redução de nível de ruído e vibração – podendo ser operado na Suíça em aeroportos de mais baixo nível de ruído requerido
– maior distância de ponta de pá para solo
– vida útil ilimitada da lâmina, com pás reparáveis de danos por FOD
– apelo estético imbatível

Prospecto STC EASA 10038720 R2/FAA SA SA00925WI:
https://www.mt-propeller.com/pdf/stcflyer/FL056US.pdf

Pela especificação no STC, a aplicação é da hélice MTV-14-D/195-30b, com núcleo de alumínio em peça simples MTV-14-D/195-30b e spinner composto (Full Composite Spinner) P-599 (P210N, T210N, T210M) e P-812 (P210R, T210R), com redução de rotação de hélice máxima de 2.450 RPM / 2.500 RPM / 2.700 RPM. A hélice tem diâmetro de 76,7 pol./195 cm (máx.) e de 74,7 pol./190 cm (mín.); o peso é de 61,3 lb. (27,8 kg). Item opcional sistema De-Ice do tipo boots termo-elétricos. [EL]