Helicópteros à turbina EC-145 e A109 envolvem-se em evento de perda de separação durante realização de procedimentos de aproximação IFR nas proximidades do aeroporto de São José dos Campos/SP, em ocorrência classificada como incidente grave do tipo “tráfego aéreo”, em 30.12.22


No dia 26 de outubro, pela manhã, o helicóptero Kawasaki Industries BK117 D-3 (EC45) de matrícula PS-HAI decolou do Aeródromo Helicidade (SIBH), em São Paulo, numa missão de treinamento de treinamento de vôo IFR, com dois tripulantes a bordo. E também o helicóptero Agusta A109 de matrícula PT-SVB decolou do aeroporto de Congonhas (SBSP), também para treinamento de vôo IFR, com dois tripulantes a bordo.

Às 12:10Z (09:10LT), durante a realização de procedimentos de aproximação IFR nas proximidades do aeroporto Professor Urbano Ernesto Stumpf (SBSJ), São José dos Campos, ocorreu a perda de separação entre as aeronaves, tendo a tripulação do Agusta A109 realizado manobra evasiva após aviso no TCAS.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, como incidente grave do tipo “tráfego aéreo” (MAC). Os trabalhos relativos à investigação aeronáutica (pelo CENIPA) da ocorrência estão em andamento, as duas aeronaves foram liberadas para os operadores.

O Professor Urbano Ernesto Stumpf (SBSJ), em São José dos Campos, dista cerca de 50 MN a NE de SBSP e de 51 MN a NE de SIBH (a 6,5 MN a NW de SBSP). O aeroporto situa-se na CTR-São José (espaço aéreo Classe C, da superfície até 5.500 pés), dentro do setor 1 da TMA-SP (espaço aéreo Classe C, de 5.500 pés até FL245).

O aeroporto opera com serviço de controle de tráfego aéreo de aeródromo. A operação IFR no aeroporto conta com procedimentos de saída, de chegada e aproximação, para a pista 16/34. Os procedimentos de saída do tipo OMNI e por navegação por satélite, para as duas cabeceiras. Os procedimentos de chegada são por navegação por satélite, para as duas cabeceiras. Os procedimentos de aproximação são por navegação convencional por VOR e navegação por satélite, para as duas cabeceiras (havendo, extra, um procedimento RNP-AR para pista 16); ainda, há procedimentos de aproximação de precisão ILS para a pista 16.

Conforme boletins METAR, o tempo no Professor Urbano Ernesto Stumpf (SBSJ), em elevação de 2.123 pés, era bom, em condição VMC, com visibilidade de 10 km ou superior, céu com poucas nuvens com base a 2.000 pés; o vento era nordeste, fraco, a temperatura do ar era de 21ºC e a pressão atmosférica (QNH) de 1.018 hPa.

METAR SBSJ 261100Z 06006KT 020V130 9999 FEW017 20/13 Q1018=
METAR SBSJ 261200Z 07006KT 9999 FEW020 21/13 Q1018=
METAR SBSJ 261300Z 07005KT 9999 FEW020 23/13 Q1018=
METAR SBSJ 261400Z VRB05KT CAVOK 25/13 Q1017=

 Os dois helicópteros são da Classe de Aeronave “Helicóptero 2 Motor turboeixo”.

O Kawasaki Industries BK117 D-3 (EC45) de matrícula PS-HAI (fabricação 2021) tem MTOW de 3.800 kg e capacidade aprovada para até 9 passageiros. O aparelho é registrado na categoria do transporte privado, sendo proprietário e operador Pessoa Jurídica, com último registro de compra/transferência em outubro de 2021.

O Agusta A109 de matrícula PT-SVB (fabricação 2009) tem MTOW de 3.000 kg e capacidade aprovada para até 6 passageiros. O aparelho é registrado na categoria do transporte privado, sendo proprietário uma Pessoa Jurídica (de empreendimentos e participações) com operação compartilhada pela empresa proprietária e a Gate Táxi-aéreo, com último registro de compra/transferência em dezembro de 2017.