FAA aprova sistema autothrottle ThrustSense da IS&S para King Air 200/300 com suíte aviônica Garmin G1000, em 05.01.23


A Innovative Solutions & Support (IS&S) adicionou o Beechcraft King Air equipado com aviônica Garmin G1000 e G1000NXi ao Certificado de Tipo Suplementar (STC/CST) do seu sistema autothrottle ThrustSense. O STC cobre os modelos King Air séries 200 e 300 com aviônica G1000.

A nova aplicabilidade adiciona um número significativo de aeronaves ao mercado potencial para o autothrottle ThrustSense e adiciona os benefícios de segurança do sistema – incluindo mitigação de risco no limite de velocidade mínima VMC com motor inoperante (engine-out).
Além do quadrante de acelerador modificado, o STC requer a instalação de um instrumento reserva (standby) da IS&S, que substitui o Módulo de atitude de reserva (Standby Attitude Module) da Mid-Continent no King Air modificado com suíte G1000. O standby da IS&S também é o controlador para o autothrottle ThrustSense e a interface do piloto.

O controlador do sistema autothrottle ThrustSense tem dupla funcionalidade –
de instrumento reserva e substituto do Módulo de atitude de reserva (Standby Attitude Module) da Mid-Continent, da atualização de aviônica G1000

O autothrottle da IS&S foi certificado primeiramente no monomotor turboélice Pilatus PC-12 e nos modelos King Air com suíte Collins Pro Line 21, como retrofit, e como equipamento padrão nos novos King Air 260 e 360.

O mercado potencial para King Air equipado com a suíte aviônica Garmin G1000 é grande, com mais de 800 aviões já atualizados, e continua a crescer, em parte porque muitos pilotos fazem treinamento primário em aeronaves equipadas com G1000 e preferem ficar com essa aviônica enquanto se elevam em termos de aeronaves, na evolução de carreira, disse o diretor de produto autothrottle da IS&S, Tom Grunbeck.

O STC autothrottle da IS&S agora passa ser disponível para quase todos os modelos King Air, explicou Grunbeck, incluindo os modelos mais antigos com aviônica original “legada”, excetuando a série do C90. “Nós o chamamos de sistema do tipo agnóstico”, disse Grunbeck.

O autothrottle ThrustSense fornece controle automático de potência desde a decolagem até o pouso ou arremetida e também “evita excessos no regime de motor e de velocidade da aeronave, controlando automaticamente potência de motor, calculando e ajustando os níveis de potência apropriados, reduzindo significativamente a carga de trabalho do piloto”, de acordo com a IS&S. A mitigação de risco de operação em VMC – “Life Guard” (salva-vida)a – “reduz proporcionalmente a potência do motor para manter o controle direcional” em caso de falha de um motor.

A instalação do acelerador automático (autothrottle) ThrustSense pode ser feita pelos centros de serviço da Textron Aviation, revendedores da IS&S ou pela unidade de instalação móvel da IS&S. O preço do sistema em King Air equipado com G1000 é de US$ 80.990 (componente) e mais a instalação. [EL]