Demanda de usários entrantes de vôos particulares diminui, diz consultor de aviação americano Brian Foley, em 06.01.23
Seguinte ao surgimento no transporte particular de novos usuários e viajantes aéreos na esteira pós-pandemia, e deste o aumento de atividade aérea, a demanda por vôos deste grupo parece estar parece estar diminuindo, de acordo com o analista e consultor do setor de aviação Brian Foley.
Apoiando sua tese estão os dados da WingX e da Amstat que mostram uma desaceleração da atividade no fretamento de marca e um aumento no estoque de aeronaves usadas. Essas métricas “indicam que o pico já passou para a descoberta e o fascínio do público em geral pela aviação privada”, escreveu Foley, acrescentando que muitos deste público estão voltando para as cias. aéreas. Além dessa redução da demanda, estão as preocupações com a recessão e o vencimento isenção tributária-fiscal – da regra de depreciação de bônus de 100% no EUA.
No auge, observou Foley, as operadoras de fretamento reportaram até 50% de seus negócios vindo de usuários que nunca haviam fretado antes. Fabricantes de aeronaves, como a Textron Aviation reportaram que 20% de seus clientes eram novos proprietários de aeronaves.
O declínio na demanda de vôos privados pode afetar as encomendas que as empresas fracionadas e de operação por fretamento fizeram para novas aeronaves para atender ao clamor induzido pela pandemia.
Foley prevê que menos de 10% dos novos usuários que entraram em período recente na aviação privada permanecerão. No entanto, o analista pontuou: “[Isso] Ainda aumenta favoravelmente a linha-base do mercado obtida para a indústria deste ponto em diante. Isso é francamente um alívio para uma indústria que nunca foi dimensionada para ser um sistema de transporte de massa e foi sobrecarregada nos últimos dois anos”. [EL] – c/ fontes