Jatos executivos registrados no EUA marcam o ano de 2022 sem acidentes fatais, em 14.01.23
Conforme um curto artigo postado pela mídia AIN nesta sexta dia 13, de acordo com dados compilados pela mídia, os jatos executivos registrados no EUA não sofreram acidentes fatais no ano passado. Isso é uma melhoria significativa em relação a 2021, quando 23 pessoas perderam a vida em seis acidentes (3,833 mortes/acidente), todos com aeronaves do transporte privado (pelo regulamento PART-91).
Enquanto isso, jatos executivos não registrados no EUA estiveram envolvidos em três acidentes fatais no ano passado, resultando em 14 mortes (4,667 mortes/acidente), ante uma única fatalidade em um único acidente do ano de 2021.
Esses acidentes com acidentes jatos executivos registrados fora do EUA incluíram [1] a queda de um Bombardier Learjet 55 registrado na Venezuela, fretado, durante aproximação ao Aeroporto Charallave-Machado Zuloaga, no dia de 22 de junho, [2] a queda na decolagem do Aeroporto de Rio Grande, em 1º de julho, de um Learjet 35A registrado na Argentina, e [3] a queda no Mar Báltico perto da Letônia, no dia 04 de setembro, de um Cessna Citation II/SP registrado na Áustria.
Em um aumento de acidentes envolvendo turboélices executivos, foram 37 mortes em 11 acidentes de turboélices com matrícula americana (3,364 mortes/acidente), ante 23 mortes em 10 acidentes (2,300 mortes/acidente) em 2021. Exceto um acidente em ambos os períodos comparados, todos os demais (10 e 9) envolveram aeronaves do transporte privado (pelo regulamento PART-91).
Enquanto isso, turboélices executivos não registrados no EUA perfizeram nove (9) acidentes fatais, ante oito (8) acidentes fatais em 2021, mas com o número de mortes diminuindo de 40 (em 2021) para 26 (em 2022). As taxas foram de 2.889 mortes/acidente em 2022, ante 5.000 mortes/acidente em 2021. [EL] – c/ fontes