Textron entrega o 3.000º monomotor turboélice Cessna Caravan, com um aparelho Grand Caravan EX para operadora do transporte regional brasileira Azul Conecta, em 17.01.23


A Textron Aviation divulgou a entrega marco do 3.000º monomotor turboélice Cessna Caravan nesta sexta dia 13.

O aparelho Grand Caravan EX “histórico” pertence à operadora Azul Conecta, uma subsidiária da transportadora aérea Azul Linhas Aéreas. Com sede no Aeroporto de Jundiaí, em São Paulo, a Azul Conecta é uma operadora com frota exclusiva de Cessna Caravan.

Funcionários e representantes da Azul Conecta participaram de cerimônia de entrega do avião na fábrica da Textron Aviation em Independence, no Estado do Kansas (EUA), para marcar a entrega.
“Este Grand Caravan EX voará orgulhosamente pelos céus brasileiros e conectará nossos 158 destinos, muitos dos quais são possíveis devido à utilidade e flexibilidade da aeronave”, disse Flavio Costa, diretor técnico da Azul e presidente da Azul Conecta.

“A versatilidade e a confiabilidade do Cessna Caravan o tornaram a aeronave mais popular na categoria de turboélice utilitário”, disse Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de vendas e operações de vôo da Textron Aviation.

Introduzido pela Cessna em 1985, o Cessna Caravan oferece baixos custos operacionais e – com capacidade de decolagem curta em pista em terreno montanhoso – é projetado para uso utilitário em áreas remotas.

As vendas do Caravan também foram impulsionadas pela FedEx, cujo pedido inicial de 30 aviões posteriormente aumentou para 300.

Marcos do programa Cessna Caravan:
– 1981 – lançamento do programa Caravan
1982 – primeiro vôo do protótipo Caravan 208
– 1984 – certificação Tipo da FAA
– 1985 – início das entregas da versão Caravan 208 e aprovação da variante com flutuadores
– 1986 – certificação Tipo da FAA para a variante Caravan 208B Super Cargomaster, com fuselagem alongada em 4 pés (1,22 m.) com configuração específica de transporte de carga
– 1990 – entrega do primeiro aparelho da versão Grand Caravan 208B
– 1998 – entrega do 1.000º aparelho de produção Caravan 208
– 1998 – início de entrega da nova versão padrão Caravan 208, com motor Pratt & Whitney Canada
– 2002 – entrega do 1.000º aparelho de produção Grand Caravan 208B
– 2005 – entrega do 1.500º aparelho de produção Caravan 208
– 2008 – suíte Garmin G1000 torna-se equipamento aviônico padrão e sistema de proteção contra gelo TKS passa a ser oferecido
– 2013 – início de entrega da versão Grand Caravan EX 208B, com motor Pratt & Whitney Canada PT6A-140, de 867 SHP
– 2017 – suíte Garmin G1000NXi torna-se equipamento aviônico padrão nas versões Caravan e Grand Caravan EX
– 2022 – entrega do 3.000º aparelho de produção Grand Caravan EX  [EL]


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Cessna Caravan:
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