Criminosos armados roubam avião monomotor Cessna 206 dentro de aeródromo privado em Teresina/PI, de Clube de Ultrave, em 21.01.23


Fonte: g1 – 14/01/2023
Criminosos fortemente armados roubaram um avião monomotor Cessna das dependências do Clube de Ultraleve do Piauí, na estrada da Cacimba Velha, em Teresina.

O crime ocorreu por volta das 03:00 do sábado (14).

Segundo o coordenador do Clube, Make, homens armados com metralhadoras renderam o vigia e levaram um avião modelo Cessna 206 – aparelho de matrícula PT-DQF. O avião monomotor pertence a um médico-neurologista. O coordenador informou que entrou em contato com o proprietário da aeronave para informá-lo do crime e roubo do seu aparelho e comunicou o caso à Polícia Civil.

Para matéria do g1, o delegado Matheus Zanatta, da Superintendência de Operações Integradas e Avaliação de Riscos, informou que o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) e a Polícia Federal estão no “aeroclube” levantando informações do caso. “Ainda não temos informações detalhadas do que aconteceu. A equipe de investigação está levantando essas informações”, comentou.

O secretário estadual de segurança, Chico Lucas, destacou que todas as polícias especializadas estão ajudando na busca da aeronave e dos criminosos. Ainda não há informação de quantas pessoas participaram do crime.

Nota da Secretaria de Segurança:

A Secretaria de Segurança do Piauí, através da Superintendência de Operações Integradas, informa que o Grupo de Repreensão ao Crime Organizado (Greco), em parceria com a Polícia Federal, iniciaram as investigações sobre o roubo de avião monomotor, modelo Cessna 206, na manhã deste sábado (14), no Clube do Ultraleve do Piauí, na zona Leste de Teresina. Até o momento a polícia realiza os primeiros levantamentos e ainda não possui informações mais detalhadas sobre o crime.

Informações complementares:
O avião roubado é o Cessna U206E (C206) de matrícula PT-DQF, registro de produção sn U20601576 e ano de fabricação 1972, com proprietário e operador Pessoa Física, registrado na categoria do transporte privado, com último registro de compra/transferência em maio de 2009. O avião á aprovado para até cinco passageiros e MTOW de 1.633 kg, para operação VFR diurno/noturno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em abril de 2013, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tinha validade (vencida) até novembro de 2020. O avião está com CA cancelado, por “Situação técnica irregular” e o CVA vencido.

O roubo do C206 teria ocorrido das dependências do aeródromo privado “Clube de Ultraleves do Piauí” (SJPU), em elevação de 459 pés, situado a 6,6 MN a NE (RM 096°) do Aeroporto Senador Petrônio Portella (SBTE), na elevação de 202’, ou 6,6 MN na radial 095 do VOR Teresina (TNA). Adicionalmente, próximos do “Clube de Ultraleves do Piauí” (SJPU), em el. 459’, estão o [1] aeródromo privado “Nossa Senhora de Fátima” (SIPW), em elevação de 568’, a 0,8 MN a leste no RM 114°, e o [2] aeródromo privado “Aero Park” (SWRQ), em elevação de 420’, a 3,2 a SE (RM 145°). Todos os três aeródromos privados – SJPU, SIPW e SWRQ – são autorizados para operação VFR diurna, e contam com seguintes características, conforme ROTAER:
[i] “Clube de Ultraleves do Piauí” (SJPU), em elevação de 459 pés, pista 01/19, de 15 x 250 m., de asfalto, com piso com resistência admissível para aeronave com até 2.000 kg
[ii] “Nossa Senhora de Fátima” (SIPW), em elevação de 568’, com pista 03/21, de 18 x 1.000 m., de terra, com piso com resistência admissível para aeronave com até 5.700 kg
[iii] “Aero Park” (SWRQ), em elevação de 420’, com pista 17/35, de 18 x 600 m., de piçarra com piso com resistência admissível para aeronave com até 3.000 kg

ROTAER informa, para o “Clube de Ultraleves do Piauí” (SJPU), a 459 pés, a existência de obstáculo de Torre sem iluminação violando o PBZPA (Plano Básico de Zona de Proteção do Aeródromo), com locação nas coordenadas 05°01’56,14”S/042°44’01,39”W, com elevação em 209 m. (685,69 pés) – ie, 69 m./227’ AAL; este obstáculo situa-se a 0,9 MN a oeste (RM 288°) do “campo”.

Estes três aeródromos situam-se no Espaço da CTR Teresina (círculo de raio 15 MN, Classe D, entre superfície e FL035), sobreposto pela TMA Teresina (Classe D, entre FL145, e Classe A, entre FL145 e FL195). Qualquer operação de/para estes aeroportos é requerida de contato com órgão de controle local.

Não foi divulgada a forma da subtração do aparelho, ie, a forma da retirada do avião do aeródromo. A redação da matéria sugere que o avião foi transportado por terra, e as características informadas da pista de apenas 250 m., para operação diurna, numa área de pouca ocupação (e iluminação), corroboram.

Atualização [g1, em 18/01/2023] – o secretário de segurança do Piauí, Chico Lucas, informou que suspeitos de envolvimento no roubo do avião monomotor em Teresina foram identificados. O avião – Cessna U206E (C206) de matrícula PT-DQF (fabricação 1972), avaliado em R$ 2 milhões – foi levado do Clube de Ultraleve, na madrugada do último sábado (14). Os suspeitos não tiveram as identidades reveladas.

Conforme o gestor, investigações do Grupo de Repreensão ao Crime Organizado (GRECO), em parceria com a Polícia Federal, apontam que o monomotor teria sido roubado para ser utilizado no tráfico de drogas. A aeronave, no entanto, ainda não foi localizada.

“Sabemos pessoas envolvidas. A gente tem informações, tem o caminho que levou ao financiamento desse roubo. Esse avião é muito desejado por facções, traficantes, porque é de pequeno porte, que consegue pousar e decolar em pistas pequenas, e consegue levar um peso muito grande. Além de voar abaixo do radar”, disse. “A gente entrou em contato com o comando da Aeronáutica do Nordeste, só que ele [avião] voa abaixo do radar. A gente tá em contato com os nossos vizinhos Ceará, Pernambuco, Bahia, Maranhão. Provavelmente o avião está em algum lugar ermo, em nenhum aeródromo oficial”, completou.

A aeronave pertence ao neurologista Jacinto Ley. Ao g1, ele revelou que seis homens encapuzados e armados com metralhadoras pularam uma cerca, arrombaram a porta da casa do caseiro do “Aeroclube” e renderam o homem e a esposa.

“Nunca pensei que iriam roubar um avião. É a primeira vez que ouço falar disso aqui no Estado. A sensação é de insegurança, impotência, é muito triste o que aconteceu”, declarou. Para ele, os criminosos tinham informação de que o avião estaria no local, além de experiência para roubar uma aeronave do porte. “Eles chegaram pedindo a chave do hangar. Não tiveram dificuldade em decolar com o avião”, destacou.

A ANAC foi comunicada do roubo do avião.

Atualização [g1 – 23/01/2023] – o avião Cessna C206 que foi roubado, no dia 14, de aeródromo privado em Teresina (PI), acidentou-se, neste domingo dia 22, numa área de pastagem de uma fazenda localizada a 80 km da cidade de Juara (MT), no noroeste do Estado do centro-oeste. Segundo informações, o acidente se deu em um pouso forçado por falta de combustível, com o avião acabando por ‘pilonar’ no pouso e restando capotado.

A Polícia Civil do Piauí confirmou que o avião acidentado em Juara trata-se do avião roubado em Teresina.

De acordo com a família do proprietário do avião, a Polícia Civil mato-grossense entrou em contato para informar que, após averiguação, foi confirmado que o avião encontrado era de propriedade dele. O piloto da aeronave, pelo proprietário, irá ao MT para verificar o avião.

Em imagens divulgadas pelo proprietário nas redes sociais é possível ver o seu avião com pintura brana predominante, com listas nas cores azul e cinza pela lateral da fuselagem na região da cabine, com faixa azul na deriva, além da matrícula – PT-DQF.

Registro do avião na posição final do pouso forçado mostram o mesmo esquema de pintura, com a substituição da cor azul por cor avermelhada (vinho) e uma matrícula PT-IXS.
A polícia mato-grossense constatou que o avião acidentado foi pintado recentemente e que havia alguns adesivos na lataria, colocados provavelmente com o intuito de despistar. Além disso, foi identificado pela plaqueta de identificação da aeronave que o “seu registro era divergente da que estava no avião”.

A matrícula PT-IXS registra o aparelho (do mesmo modelo ao roubado, um U206E/1972) Cessna 206/U206F, com registro de produção sn U20602130 e fabricação 1973, tendo proprietário e operador Pessoa Física, sendo registrado na categoria do transporte privado, com último registro de compra/transferência em setembro de 2022. Este avião é aprovado para até cinco passageiros e MTOW de 1.633 kg, para operação VFR Diurno/Noturno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em abril de 2013, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tinha validade (expirada) em setembro de 2018. Perante o RAB, o avião tinha situação de aeronavegabilidade irregular, com CA cancelado, por razões de “Situação técnica irregular” e “CVA vencida”.

Atualização [g1 – 24/01/2023] – a Polícia Civil do MT divulgou que três pessoas foram presas no domingo (22) suspeitas de darem apoio aos integrantes da quadrilha que roubou o avião de Teresina/PI e que estaria sendo levado para a Bolívia.

A Polícia Civil também informou que o avião era conduzido por duas pessoas que seriam bolivianas e que tentaram fazer um pouso de emergência, mas com perda de controle do avião e a queda. Próximo ao local da queda, existe uma pista de pouso. Os dois ocupantes fugiram após o acidente deixando o local logo após a “queda” e ainda não foram localizados.

Os três suspeitos, homens de 29, 31 e 33 anos, foram detidos em uma caminhonete, a caminho do local onde estava o avião, com seis tambores de combustível, de acordo com a Polícia Militar. Segundo a PM, os três suspeitos foram detidos em uma caminhonete, quando jogaram os celulares para fora do carro, o que chamou atenção da polícia. Segundo a corporação, foram apreendidos seis tambores de combustível totalizando 360 litros. Ao serem questionados, os suspeitos apresentaram três versões diferentes. A princípio, indicaram que o produto seria usado para abastecer um barco, depois, que seria para uma máquina, e, por fim, para garimpo. Depois disso, a polícia encontrou um tambor vazio de combustível no local onde a aeronave estava.

Durante a ação no local, a polícia descobriu que o avião foi pintado recentemente e havia alguns adesivos na lataria. Dentro da aeronave foram apreendidos dois GPSs, um rádio HT, um Diário de bordo e uma pasta com manuais e cartas de rota aérea.

O piloto do avião roubado em Teresina vai ao Mato Grosso confirmar se o avião é o monomotor acidentado em Juara. A informação foi confirmada pela família do proprietário da aeronave. De acordo com a família do médico, a Polícia Civil mato-grossense entrou em contato para informar que há indícios que o avião acidentado seja o dele.

Atualização [g1 – 25/01/2023] – o avião acidentado numa lavoura de uma fazenda em Juara demandará três a quatro dias de trabalho para o seu “resgate”, remoção do local do acidente, com desmontagem parcial para ser transportado em caminhão de volta para Teresina.

O proprietário do avião disse para matéria do g1 que um piloto e um mecânico de aeronave foram enviados até Juara, para a desmontagem. As asas serão retiradas para o avião caber em um caminhão comum, para viagem de volta para o PI. Em Teresina, mecânicos vão avaliar as condições do avião e o que é preciso para reparo e recuperação. O avião é avaliado em R$ 2 milhões.

“Ainda vamos fazer o orçamento quando a aeronave chegar, mas estima-se que o resgate e o conserto vão custar em torno de R$ 500 mil”, comentou o proprietário do avião. Ele comentou ainda que, após avaliar o orçamento, vai decidir se fica ou não com o avião. De toda forma, ele garante que vai continuar voando. “Eu sou piloto desde 2001, e nem pensei nisso [em parar]”.

A Polícia Civil do Piauí confirmou que o avião monomotor que caiu no domingo (22), em Juara, região noroeste de Mato Grosso (MT), é a aeronave roubada de dentro do Clube de Ultraleve do Piauí, na estrada da Cacimba Velha, em Teresina, no dia 14 de janeiro.

A Polícia do Piauí contou com o apoio das equipes de inteligência das regiões norte e nordeste, além da FAB. As investigações deram conta que a aeronave estava circulando na região do Estado do Mato Grosso para o tráfico de entorpecentes por um cartel boliviano. Por este motivo, estava sendo realizado o monitoramento de aeroportos e aeródromos da região para identificar e controlar a venda de combustível.

O roubo se deu com a invasão do Clube de Clube de Ultraleve do Piauí por um bando de pelo menos seis criminosos fortemente armados, na madrugada do dia 14, com o roubo do avião na sequência. A coordenação do clube relatou que os criminosos portavam metralhadoras e renderam o vigia, a esposa grávida dele e três filhos menores do casal. Em entrevista à TV Clube, a mulher, no oitavo mês de gestação, relatou os momentos de desespero. “A pessoa entrou na nossa casa armada perguntando – Cadê o caseiro -, arrastando os filhos da gente para um quarto com arma na mão. A gente fica naquele susto, com medo de acontecer qualquer coisa. Eles disseram: a gente veio só fazer uma ação aqui, não vamos mexer com vocês, não reajam, que eu não vou fazer nada com vocês”, contou a esposa do guarda-campo.