Corretores de fretamento aéreo executivo deparando-se com maior demanda por vôos sobre disponibilidade de aeronaves nos mercados do EUA e Europa, em 01.02.23
Agentes corretores de fretamento aéreo ainda estão encontrando uma demanda superior a aeronaves disponíveis, à medida que os recém-entrantes estão começando a se fixar, as operadoras se consolidam e proprietários de jatos particulares retiram suas aeronaves sob gerenciamento de fretamento, de acordo com um executivo sênior da agente de corretagem Hunt and Palmer.
Wendi Matthews-Ortiz, vice-presidente de aviação executiva da Hunt and Palmer no EUA, disse que esses fatores estão criando uma “tempestade perfeita” para os corretores no EUA e na Europa. Ela observou que, pela primeira vez em seus 25 anos de carreira, teve que informar aos clientes que não havia aeronaves disponíveis em seus preços. “A pandemia trouxe uma onda de recém-entrantes para fretamento quando as cias. aéreas do transporte regular pararam de servir rotas programadas”, disse Wendi.
Além disso, Wendi disse que os passageiros frequentes das cias. aéreas permanecem fiéis ao fretamento, à luz das previsões de que a recuperação do setor aéreo pode ocorrer até 2025.
Para agravar a situação, vários proprietários de aeronaves executivas não estão mais oferecendo suas aeronaves para gerenciamento e uso para fretamento, enquanto operadoras como Vista Global e Wheels Up estão se consolidando. E a falta de tripulações aumenta ainda mais a pressão, disse Wendi.
Os clientes conseguiram encontrar preços com desconto em ‘pernas’ de vôo vazias nos últimos dois anos. “Obter um fretamento Gulfstream G-IV pelo preço equivalente a um jato leve foi como ganhar na loteria, mas mesmo assim alguns clientes estão reclamando: “Isso é 50% a mais do que pagamos no ano passado”, disse Wendi.
Embora a reserva de viagens de lazer domine os vôos fretados desde o início da pandemia, o setor empresarial, principalmente o financeiro está voltando. “Cotamos viagens de vários trechos para vários roadshows para clientes do sistema financeiro, que normalmente reservam aeronaves fretadas de cabine grande”, disse Wendi. [EL] – c/ fontes