ICAO atualiza Manual de Operações do Espaço Aéreo (por rotas) do Atlântico Norte (NAT), em 02.02.23


Conforme nota em seu site no dia 26, a NBAA divulgou que o Escritório para região Europa e Atlântico Norte da ICAO publicou a atualização do documento de operação NAT DOC 007 – V.2022-1 – de “North Atlantic Operations and Airspace Manual”, ou Manual de Espaço Aéreo e de Operações da Atlântico Norte, e mais um documento de 52 páginas explicando as mudanças.

Link – NBAA:
https://nbaa.org/aircraft-operations/international/north-atlantic/icao-updates-north-atlantic-operations-manual/

Link – ICAO:
https://www.icao.int/EURNAT/EUR%20and%20NAT%20Documents/NAT%20Documents/NAT%20Documents/NAT%20Doc%20007/NAT%20Doc%20007%20Ed%20V.2023-1_eff%20Jan2023.pdf

Para manter os operadores atualizados sobre os vários procedimentos e requisitos de vôo pelas rotas no sistema North Atlantic Track (NAT), a ICAO emite o documento NAT DOC, e suas revisões atualizadoras. O manual (NAT DOC) observa que, como o setor do Atlântico Norte é “o espaço aéreo oceânico mais movimentado do mundo”, é necessária a adesão estrita aos procedimentos para garantir a separação segura das aeronaves.

A maioria dos vôos do Atlântico Norte está em aerovias designadas NAT HLA (de NAT High-level Airspace, ou Espaço Aéreo Superior NAT) entre FL285 e FL420, inclusive. Para garantir a capacidade adequada do espaço aéreo e proporcionar separações verticais seguras, a operação RVSM é aplicada em toda a região NAT.

Portanto, a maior parte do documento (NAT DOC) fornece informações para operadoras de aeronaves, tripulações de vôo e despachantes operacionais de vôo (DOV) que planejam e conduzem operações dentro ou acima do NAT HLA. O documento (NAT DOC) também oferece orientação aos reguladores nacionais responsáveis pela aprovação, certificação ou licenciamento de tais operadores de aeronaves, tripulantes (pilotos) e despachantes (DOV).

Uma extensa lista de revisões específicas, que são descritas como “edições e pequenas alterações”, prepara o usuário para a evolução e atuais regras e condições de operação nas rotas NAT.

Conforme mídia AIN, entender o documento básico e suas revisões pode ser tão complexo quanto o espaço aéreo ao qual o documento se aplica. Como tal, o OpsGroup, provedor de informações sobre operações de aviação executiva internacional, forneceu um resumo capítulo por capítulo das revisões mais importantes do manual (NAT DOC), de 174 páginas na atual edição.

Conforme postagem da NBAA, relativamente à operação no espaço NAT, as duas últimas publicações (anteriores da atualização do NAT DOC) foram [1] a revisão do Manual de procedimentos de Espaço Aéreo da Atlântico Norte, c;com a revisão de procedimentos de comunicação – com significativas alterações de comunicações obrigatórias, em postagem de 12/04/2021, e [2], em 16/02/2021, o documento de Obrigatoriedade de Data Link na região NAT, que estava suspensa temporariamente desde 2020 para uma provisão de curto prazo para adequação de conformidade de aeronaves ainda não dotadas de capacidade de comunicação por Data Link, para retomada desta compulsoriedade em 25/02/2021.

The North Atlantic Operations and Airspace Procedures Manual:
https://nbaa.org/aircraft-operations/international/north-atlantic/communications-procedures-revised-in-latest-nat-ops-and-airspace-procedures-manual/

NAT Data Link Mandate to be Reinstated Feb. 25 2021:
https://nbaa.org/aircraft-operations/international/north-atlantic/nat-data-link-mandate-to-be-reinstated-feb-25/