Electra Aero é selecionada para aporte de fundo do programa AFWERX, da Força Aérea do EUA, para desenvolvimento de aeronave elétrica STOL, em 03.02.23


A Electra.aero Incorporated foi selecionada pelo ‘braço’ de inovação AFWERX da Força Aérea do EUA (USAF) para um “prêmio” em fundo de Aumento de Financiamento Estratégico (STRATFI – Strategic Funding Increase) para promover o trabalho da empresa em aeronaves do tipo STOL (Short TakeOff and Landing, ou seja, capacidade de decolagem e pouso em curta distância) sustentáveis.

O acordo garante uma linha de recursos até US$ 85 milhões entre investimentos privados, financiamento do governo e verba correspondente para Pesquisa de Inovação em Pequenas Empresas (SBIR – Small Business Innovation Research) a ser aplicado no desenvolvimento pela Electra de um protótipo de pré-produção em escala real de uma aeronave elétrica STOL (eSTOL).

O estado da arte atual das aeronaves Electra.aero promete uma operação com bastante conforto em aeródromos com pistas de campos esportivos, com “flexibilidade operacional semelhante à de um helicóptero”.

Se tudo correr como planejado, a Electra poderá combinar o desempenho de um helicóptero altamente capaz com o desempenho de cruzeiro e os custos operacionais de aeronaves de asa fixa comparáveis. A aeronave eSTOL pode operar com facilidade, decolando de áreas urbanas congestionadas para pistas remotas não-preparadas, emprestando prontamente o design a uma série de missões.

A Electra vê um mercado amplo para aeronaves sustentáveis, desde mobilidade aérea urbana/regional sob demanda, logística de carga e assistência humanitária até trabalho de governo e resposta a desastres.

A Electra recebeu mais de 1.000 pedidos de aeronaves eSTOL de clientes comerciais em todo o mundo.

O prêmio STRATFI garante uma parceria de investimento que financia o rápido desenvolvimento, teste e avaliação de um protótipo de aeronave eSTOL em pré-produção em escala real para eventual utilização pela USAF para validar requisitos e casos de uso operacional. Eventualmente, a Electra.aero desenvolverá uma variante militar de uma aeronave eSTOL de 9 passageiros para uso da USAF.

A AFWERX aporta à Electra.aero em momento oportuno, na proximidade do próximo vôo-teste da aeronave de dois assentos da empresa start-up.

“Este prêmio STRATFI reforça o compromisso da Força Aérea com a tecnologia eSTOL de uso duplo como uma solução para segurança nacional e outras missões governamentais e valida o projeto de aeronaves da Electra e o trabalho de engenharia até o momento”, disse John S. Langford, fundador e CEO da Electra. “As vantagens de custo e risco da tecnologia eSTOL também a tornam um investimento inteligente. Estamos honrados em ser escolhidos para este importante prêmio e esperamos continuar nossa estreita colaboração com a equipe Agility Prime”, completou Langford.

“Há uma lacuna significativa nas Forças Armadas para fornecer logística e sustentação a unidades amplamente dispersas em grandes áreas geográficas contestadas na borda tática”, disse Ben Marchionna, diretor de tecnologia e desenvolvimento de negócios da Electra. “O eSTOL da Electra é ideal para servir como um pequeno avião de transporte altamente eficiente em termos de combustível para ajudar a Força Aérea a executar sua doutrina Agile Combat Employment [Emprego de Combate Ágil] e atingir suas metas operacionais de energia para reduzir as emissões de carbono da aviação. Aeronaves eSTOL pequenas, acessíveis e independentes de pista também podem aliviar a demanda por plataformas de asas fixas e asas rotativas maiores, poucas em número e de alto desempenho em um ambiente de logística contestado. Nossa equipe está entusiasmada em ajudar a Força Aérea a resolver esta prioridade de segurança nacional”, Marchionna completou.

“É vital garantir que novas tecnologias avançadas de mobilidade aérea com aplicativos de dupla finalidade sejam desenvolvidas e fabricadas aqui no EUA”, disse o tenente-coronel John “Wasp” Tekell, líder principal de “agilidade” da Força Aérea, para emendar: “A tecnologia eSTOL da Electra tem o potencial de fornecer recursos valiosos de logística e mobilidade para a Força Aérea. Valorizamos nossa parceria com a Electra e esperamos apoiar seu desenvolvimento contínuo e transição futura”. [EL] – c/ fontes