Em 2022, Daher recebe pedidos recordes e entregas aumentam 7,4% para aviões TBM e Kodiak, em 06.02.23


A Daher divulgou que registrou em 2022 recorde de encomendas para 100 aeronaves (o dobro sobre 2021), enquanto as entregas de aeronaves no ano aumentaram para 73 aviões turboélices TBM e Kodiak, combinadamente, ante 68 entregas em 2021 (uma diferença de 7,35%).

A Daher creditou os resultados as suas estratégias de melhoria contínua, incluindo o lançamento da variante TBM-960, com controle de motor digital aprimorado, e uma versão maior e mais rápida Kodiak 900.

Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da divisão de aeronaves da Daher, disse que esses novos operadores, entrantes de mercado, impulsionaram as vendas, levando a uma carteira de encomendas (backlog) sem precedente que se estende até 2024.

“O desempenho comercial do ano passado se beneficiou dos esforços dedicados de nossas equipes de produção, entrega e vendas em ambos os lados do Atlântico [TBM na França, Kodiak no EUA], juntamente com nosso firme compromisso de lidar com os contínuos desafios da cadeia de suprimentos e escassez de mão de obra da indústria da aviação”, disse Chabbert.

Como nos anos anteriores, a Família do monomotor turboélice de alto desempenho TBM foi responsável pela maioria das entregas – 56 aviões, do total de 73, ie, 77% de participação -, com clientes norte-americanos recebendo 40 aviões (71% das entregas de TBM e 55% das entregas totais). A demanda europeia aumentou, resultando em 11 entregas (15% do total entregue), informou ainda a Daher.

A Daher também entregou 17 Kodiak 100 (23% das entregas totais) durante o ano para uma mistura de clientes corporativos, empresariais e de missão especial, bem como proprietários privados. A maioria foi para clientes norte-americanos, com um avião entregue na Europa. [EL] – c/ fontes