NTSB lança vídeo destacando os benefícios e possíveis soluções de FDM para operadores aéreos de menor porte, em 12.02.23


Continuando seu esforço para que operadores de menor porte adotem programas de monitoramento de dados de vôo (FDM – Flight Data Monitoring), o NTSB lançou um vídeo destacando os benefícios e possíveis soluções para esses operadores de aeronaves. O vídeo de 30 minutos fornece uma sinopse de uma mesa redonda realizada pelo Conselho de Segurança (NTSB) em outubro, intitulada “Practical Flight Data Monitoring Solutions for Small Operators” (Soluções práticas de monitoramento de dados de vôo para pequenos operadores).

A reunião completa de duas horas, moderada pelo vice-presidente do NTSB, Bruce Landsberg, está disponível online:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=136&v=QUwONESOn_o

O objetivo da mesa redonda (no vídeo de outubro) era mostrar como os operadores de pequeno e médio porte podem usar dados de vôo para evitar acidentes e melhorar a segurança, disse Landsberg aos participantes. Ele acrescentou que o NTSB recomendou que a FAA exigisse FDM para o segmento do transporte por fretamento – PART-135.

A mesa redonda de outubro (no vídeo) incluiu quatro pequenas operadoras discutindo como conseguiram implementar um programa FDM.

Landsberg acrescentou que a principal conclusão da reunião é que o FDM não é tão assustador ou caro quanto pode parecer.

“As investigações do NTSB mostraram consistentemente que programas FDM eficazes poderiam ter identificado possíveis problemas de segurança e evitado um acidente”, disse Landsberg. Embora várias investigações tenham ressaltado a importância do FDM, Landsberg apontou para o acidente de 10 de novembro de 2015, em Akron, no Ohio, de um jato Hawker 700A, da operadora Execuflight (do transporte PART-135). No caso, Landsberg observou que os funcionários do NTSB perguntaram aos operadores como eles saberiam se os pilotos estão fazendo a coisa certa. “Muitas vezes eles não sabem e isso é inaceitável”, revelou Landsberg.

O acidente – CFIT – ocorreu no dia 10/11/2015, com o jato British Aerospace BAe-125-700A de matrícula N237WR (registro de produção sn 257072/NA0252, motorização Garrett TFE731-3-1H, primeiro vôo em 1979). O jato tinha nove ocupantes, sendo sete passageiros e dois pilotos. Todos os nove ocupantes faleceram, com a destruição do jato na colisão com um imóvel (casa) e terreno, em um barranco, em ponto a 3,2 km (1,73 MN) a NE do Aeroporto Internacional Fulton, em Akron (KAKR), no Oklahoma. O jato procedia Dayton/Aeroporto Wright Brothers (KMGY), no Ohio, a 153 MN a SW do “Fulton” (KAKR), e o acidente foi registrado às 14:53LT (19:53Z) durante a aproximação (no segmento da Aproximação Final) para a pista 25, em um procedimento de não-precisão por Localizador (LOC) em condição de visibilidade de 1,5 SM (2,78 km) e tempo presente de bruma com Teto baixo, com dois estratos de nuvem de céu nublado a 400 pés e céu fechado a 900 pés, temperatura ambiente de 11°C. [EL] – c/ fontes