Pelos dados da provedora Argus, atividade da aviação executiva em janeiro aumenta globalmente, com redução na Europa, em 18.02.23


As aeronaves executivas globalmente voaram em janeiro 2,2% a mais do que em relação ao ano anterior, apesar de uma queda de 11,3% na Europa, de acordo com dados de monitoramento da provedora de informação de mercado Argus International.

Na Europa, a atividade foi “lenta”, apontou a Argus, já que as operações envolvendo jatos de cabine larga caíram 28,4% em janeiro em relação ao ano anterior, enquanto a atividade de jatos médios caiu 10,1% e a operação de jatos leves caiu 5,8%.

Em contraste, na América do Norte, a atividade aumentou 1,3% na comparação ano x ano, graças a um salto de 12,7% na atividade de operação compartilhada e um aumento de 4,4% nas operações do transporte privado (PART-91), isso ‘amortecendo’ a queda de atividade do transporte por fretamento (PART-135), de 5,7%.

Na América do Norte, por aeronave, a atividade de jatos de cabine larga continuou crescimento, com alta de 6,8% em janeiro em relação ao ano anterior, enquanto a atividade de jatos médios permaneceu estabilizada e com queda de 1,8% para os jatos leves; os vôos de turboélice aumentaram 2,5%.

Em outras regiões do mundo, como África, Ásia, Austrália e América do Sul, as operações da aviação executiva se fortaleceram com alta de atividade de 16,1%. As operações de jatos de cabine larga lideraram um forte aumento de 35,7%, seguida da alta de 17,1% da atividade de turboélices e da alta de 10,6% do segmento de jatos leves, com contraste da redução de 6% da atividade de jatos de médio porte.

Para o mês de fevereiro, a Argus projeta que a atividade da aviação executiva diminuirá 1,1% na América do Norte e 16,8% na Europa, na base de comparação anual. [EL] – c/ fontes