Piper vê crescimento constante em 2022 com aumento de entregas de 15% sobre 2021, em 26.02.22


No dia 22, a fabricante americana Piper Aircraft anunciou que entregou em 2022 um número de aeronaves 15% maior do que em 2021.

Em 2022, a Piper entregou um total de 69 aeronaves da Família M-Class (PA-46), derivada da série Malibu: 19 aviões M350 (ex-Matrix), nove aviões M500 e 41 aviões M600/SLS (ex-Meridian), sendo que 43 dos aviões (62%) foram entregues no mercado americano e os demais 26 aviões sendo destinados a outros mercados internacionalmente.

De sua linha de “treinadores” – que inclui os históricos aviões leves a pistão da Família do monomotor Archer (PA-28-181), o Pilot 100i, e o perene multimotor Seminole (PA-44) -, a Piper entregou em 2022 um total de 167 aeronaves, sendo que 150 dos aviões (90%) foram entregues no mercado americano e os demais17 aviões sendo destinados a outros mercados internacionalmente.

Piper viu suas anteriores clientes de escolas de vôo maduras no mercado, como ATP Flight School, Spartan College e American Flyers, aumentarem suas frotas. E também recebeu novos clientes, incluindo a Thrust Flight and Fly Gateway para a aliança Piper Flight School Alliance.

Em 2023, a Piper continua a ter uma carteira de pedidos de sua linha M-Class até 2024. E a carteira de pedidos da aeronave de treinamento se estende além de 2025.

O presidente e diretor executivo da Piper, John Calcagno, declarou: “O crescimento em nossos dois principais mercados de aeronaves é de suma importância para a Piper Aircraft. Apesar da cadeia de suprimentos e dos desafios de mão de obra que nossa indústria enfrentou neste ano [2022], ainda conseguimos entregar nossas aeronaves conforme prometido, criar melhorias valiosas em nossa linha de produtos e repassar essas melhorias para nossa rede de revendedores Piper e clientes de varejo”.

Os destaques do produto de 2022 da Piper incluíram a aprovação da FAA da MMEL (Master Minimum Equipment List – Lista de Equipamentos Mínimos Master/mestra) do M600/SLS (um benefício regulatório que facilita a entrada da aeronave no mercado de transporte por fretamento – regido pelo PART-135), e a aprovação da operação em pista não-preparada do M600/SLS (expandindo assim as capacidades e o valor da aeronave já capaz e eminentemente valiosa). Para dar um “tom verde” a conquistas de 2022, a Piper anunciou uma colaboração com a CAE propondo-se para o processo de Certificação Suplementar de Tipo (STC/CST) do PA-28-181 Archer com motorização elétrica.

Para completar conquistas em 2022, a Piper viu seu altamente bem-sucedido programa Piper Brand Ambassador dar as boas-vindas a duas novas escolas de vôo: a L3 Harris Flight Academy e a cliente de longa data da frota Piper North Star Aviation, da Minnesota State University, em Mankato. Além disso, a Piper concedeu bolsas de estudos universitárias voltadas para a aviação para seis alunos do ensino médio. A fabricante planeja adicionar três bolsas adicionais em 2023.

Olhando para 2023, a Piper pretende ser a primeira no mercado com inovações no software da suíte aviônica Garmin G3000 do M600/SLS – inovações apresentadas na convenção anual da NBAA (a associação da aviação executiva dio EUA), a BACE 2022, em Orlando (Flórida/EUA). A Piper também anunciou que aumentou a eficiência e a segurança de sua linha de produção da família PA-46 em Vero Beach integrando processo de robotizado – com o AMR – Agile Manufacturing Robot.

Fundada como Taylor Brothers Aircraft Manufacturing Company em 1927 e comprada logo em seguida pelo engenheiro da indústria petrolífera William T. Piper pela soma simbólica de US$ 761, a fabricante hoje denominada Piper Aircraft, desde 2009, pertence ao Estado de Brunei, mantendo sua sede de muito tempo em Vero Beach, na Flórida (EUA). A fabricante disputa o mercado concorrendo diretamente com a Textron, com as marcas Cessna e Beechcraft, como as três grandes marcas da aviação geral americana. fabricantes de aeronaves leves.

No alto do portfólio, a linha de produtos monomotor M-Class inclui o M350, de motorização a pistão turboalimentado Lycoming TIO-540-AE2A e pressurizado, os turboélices M500 e o M600/SLS – aviões de alto desempenho com a motorização PT6A-42A, da Pratt & Whitney. [EL] – c/ fontes