Autoridade de Aviação Civil das Filipinas expressa preocupação com número ocorrências aeronáuticas com aeronaves Cessna motorizadas a pistão (MNTE) – 30 ocorrências, sendo 20 acidentes e 10 incidentes -, em quatro anos (entre 2019 e 2022), em 03.03.23
A Autoridade de Aviação Civil das Filipinas expressou preocupação com o alto número de acidentes envolvendo aeronaves Cessna nos últimos quatro anos.
De acordo com os registros da autoridade filipina, o período de 2019 a 2022 registrou 30 ocorrências aeronáuticas, entre incidentes e acidentes, envolvendo aeronaves Cessna leves, de motorização a pistão, monomotor e bimotor.
Citando dados compilados pelo Conselho de Investigação e Investigação de Acidentes Aeronáuticos das Filipinas, o porta-voz da autoridade de regulação da aviação civil filipina Eric Apolonio afirmou que as 33 ocorrências com aeronaves Cessna, no quadriênio 2019-2022, foram classificadas entre 20 acidentes (67% das ocorrências), sendo 10 acidentes graves (33% das ocorrências, e 50% dos acidentes) e 10 acidentes – de grau “moderado” (33% das ocorrências, e 50% dos acidentes), e 10 incidentes (33% das ocorrências).
Os 10 acidentes graves consistiram, por ano e modelo: em 2019, três acidentes sendo com um C152 e com dois C172, em 2020, três acidentes sendo com dois C152 e com um C172, em 2021, um acidente, com C152, e em 2022, três acidentes sendo com dois C152 e com um C172.
Os 10 acidentes consistiram, por ano e modelo: em 2019, cinco acidentes sendo com três C152 e com dois C172, em 2020, um acidente com um C152, em 2021, três acidentes, com dois C152 e um com um C206, e em 2022, um acidente com um C152.
Em 2023, já foram dois acidentes, com um C206 e com um C340.
Os 10 incidentes consistiram, por ano e modelo: em 2019, cinco incidentes, com um C152 e quatro com C172, em 2020, três incidentes, sendo com um C152 e com dois C172, em 2021, um incidente com C206 e em 2022 um incidente com um C172.
Em um quadro de consolidação:
Apenas uma das ocorrências relacionadas envolveu um modelo bimotor, do acidente neste ano com avião executivo C340 (pressurizado) que caiu na ilha de Luzon, na província de Albay, no sudeste filipino. O acidente mobilizou uma extensa operação de busca e salvamento na qual participaram membros do Exército e da guarda de combate a incêndio florestal.
A autoridade de aviação civil filipina segue critérios da FAA na classificação das ocorrências, entre acidentes e incidentes. Os acidentes aeronáuticos são as ocorrências em que os ocupantes da aeronave incorrem em ferimentos fatais ou graves, e as aeronaves sofrem danos catastróficos ou graves – na maioria das vezes definidos monetariamente ou pela perda, desaparecimento ou completamente inacessível para salvamento – como em casos de acidente (queda) em selva ou em águas abertas e profundas. Os incidentes graves são ocorrências envolvendo circunstâncias que indicam que uma determinada operação de aeronave instancia uma alta probabilidade de acidente – tais instâncias são caracterizadas por danos significativos, mas reparáveis, à aeronave e lesões não incapacitantes ou não fatais aos ocupantes da aeronave. Os incidentes aeronáuticos são ocorrências que afetam ou podem afetar a segurança das operações aeronáuticas – exemplos de tais casos são pneus furados/estourados durante o táxi ou rolagem de decolagem em baixa velocidade, impactos da hélice na pista de táxi ou iluminação da pista, sem ferimentos nos ocupantes. [EL] – c/ fontes