Grupo de entusiastas americano adquire e vai recuperar primeiro Learjet 23 entregue a cliente, em 07.03.23


O primeiro Learjet – do modelo LJ-23 -, a ser entregue pela então nova empresa de Bill Lear a um cliente voltou para a cidade da sua fábrica – ao seu “local de nascença” -, em Wichita (onde a Lear foi iniciada, antes da venda para a canadense Bombardier), onde um grupo de entusiastas da aviação estabeleceu compromisso inequívoco de restabelecer a aeronavegabilidade do aparelho.

O jato Lear-23 com registro de produção sn 23-003, com matrícula N200Y, foi fabricado em 1964 sendo o terceiro aparelho do modelo da linha de produção e o primeiro entregue para cliente.
Até o resgate, após aquisição pela recém-formada Classic Learjet Foundation, o jato era mantido já há um longo e miserável intervalo de tempo se deteriorando no pátio do Aeroporto Executivo Bartow (KBOW), na Flórida (EUA).

O porta-voz da Classic Learjet Foundation, Rick Rowe (Um ex-piloto de demonstração de Learjet), declarou: “Vamos restaurar o avião e depois vamos nos conectar – vamos nos conectar para manter viva a história do jato que deu início à indústria preservando este pedaço de lenda histórico de vôo”.

Desmontado, e ainda com aspecto da deterioração sofrida pela má conservação prolongada, o jato Lear-23 (matrícula N200Y, registro de produção sn 23-003), foi transportado do Aeroporto Executivo Bartow (KBOW), na Flórida, para o Aeroporto Nacional Dwight D. Eisenhower, em Wichita, no Kansas, por meio de uma plataforma/carreta com carroceria plana doado por Neil Patton, empresário da Patton Trucking & Equipment, e um caminhão Ford Super Duty (dirigido por Scott Penner e Brian Maravilhas).

A viagem em trajeto direto de 26 horas foi concluída em 28 de fevereiro, com uma recepção de “boas-vindas ao lar” do jato clássico encenada no estacionamento da Global Aviation Technologies, em Wichita.

A fundação (Classic Learjet Foundation) ainda não levantou cerca de US$ 70.000 de US$ 90.000 que concordou em pagar proprietário do jato, antes do início do projeto de recuperação-restauração. “Não está totalmente pago e não podemos realmente começar a restauração até que seja pago”, comentou Rowe. Um cronograma do projeto e o custo total real da restauração ainda precisam ser elaborados, disse Rowe.

A Classic Learjet Foundation está atualmente aceitando doações para pagar a quitação do jato. E também aberta para colaboradores e patrocínio para o projeto de restauro do jato.

Em última análise, a Classic Learjet Foundation busca recuperar e restaurar e retomar a aeronavegabilidade (de modo a colocar o jato em condição de vôo), em tempo entre o lançamento de eventos comemorativos e celebrativos Meet the Beatles! e Rubber Soul. Rowe e seus contemporâneos imaginam o LJ-23 como o componente central de um programa educacional de história de vôo vivo. “É um projeto de paixão para todos nós”, disse Rowe.

Não obstante o desembolso de caixa já significativo da Classic Learjet Foundation e todo o entusiasmo dos integrantes do projeto e os compromissos de várias empresas e organizações para ajudar em vários aspectos do projeto de recuperação-restauração, momentaneamente o jato permanecerá guardado até que a fundação identifique uma instalação para executar o trabalho necessário.

As conversas envolvendo a aquisição para um projeto de restauração e preservação do histórico jato Lear-23 (matrícula N200Y, registro de produção sn 23-003) começaram em fevereiro de 2022. Rowe e seus colegas membros da fundação – principalmente funcionários atuais e ex-funcionários da Learjet (posteriormente Bombardier) – foram inspirados pela restauração do amplamente conhecido astro de show aéreo bombardeiro B-29 ‘batizado’ por “Doc”.

A divisão Learjet, da Bombardier desde 1990, tem instalação em Wichita, como sua sede oficial no EUA em abril de 2022, menos de um mês depois que o último Learjet 75 saiu da linha de montagem, com o final da linha de produção da marca.

A Classic Learjet Foundation foi constituída por um grupo de entusiastas com o propósito específico da restauração completa do jato Lear-23 registro de produção sn 23-003, fabricação em 1964, com a matrícula N200Y. Os planos são Os planos compreendem o jato voltar a voar dentro de um “programa de história de vôo vivo”, de acordo com a fundação.

As conversas envolvendo a aquisição para um projeto de restauração e preservação do histórico jato foram iniciadas em fevereiro de 2022, e um primeiro encontro do grupo aconteceu em julho. Em setembro, a fundação teve constituição formalmente, com status de organização sem sim finalidade lucrativa.

Ex-piloto de demonstração de Learjet, com mais de 9.000 horas de vôo em vários modelos da Família LJ, desde o LJ-35 até o LJ-60, Rick Rowe é o líder de relações públicas da fundação. “Estou maravilhado com [a restauração do B-29] Doc”. Agora estamos fazendo algo semelhante. Estou tão animado com isso que não posso acreditar que estou me envolvendo em um projeto como este”, falou Rowe para a mídia AIN, em fevereiro.No mês passado, uma equipe de membros e colaboradores-voluntários de provedores-suportadores de Wichita viajou para a Flórida para a missão de iniciar a desmontagem parcial do jato, para a remoção da aeronave do “Executivo Bartow” e o transporte para Wichita. [EL] – c/ fontes

Classic Learjet Foundation:
www.classiclear.org