Air Tractor AT-402 atinge linha de energia durante vôo de aplicação de defensivo Paraguaçu Paulista, em SP, sofrendo danos mínimos sem comprometer o vôo, em 14.03.23


No dia 07, o agrícola turboélice Air Tractor AT-402B (AT3T) de matrícula PR-FLR decolou da área de pouso de uso aeroagrícola (APUA) Thermas (ZZZZ), em Paraguaçu Paulista, em SP, para um vôo de aplicação de defensivo agrícola, com piloto a bordo. Durante a aplicação (em operação à baixa altura), às 13:15Z (10:15LT), houve a colisão dos acessórios da parte inferior da aeronave com um fio de energia elétrica. O pouso foi realizado na pista de origem, sem anormalidades. O avião teve danos leves, houve danos a terceiros (na linha de distribuição de energia).

A ocorrência está listada no painel SIPAER como incidente de operação à baixa altura (LALT). Os trabalhos relativos à ocorrência estão finalizados, com o aparelho tendo sido liberado para o operador.

Na FIR Curitiba (SBCW) – área de jurisdição do CINDACTA-II, Paraguaçu Paulista é município de SP distando 225 MN a NW de São Paulo (capital), a 18 MN a NW de Assis, 50 MN a SE de Presidente Prudente e 37 MN a SW de Marília, no Estado de SP, e 75 MN a NE da região de Londrina-Maringá (no PR).  O seu aeródromo público (SDUQ), em altitude de 1.594 pés, tem pista (05/23) de 26 x 1.199 m., de terra (com resistência de piso para aeronaves com até 5.600 kg), para operação VFR diurno; no momento, o aeródromo está “fechado” para tráfego, exceto para necessidade de operação de emergência médica ou de transporte de valores sob coordenação prévia de operador aeroportuário (município).

O avião é o turboélice com trem de pouso convencional Air Tractor AT-402B (AT3T) de matrícula PR-FLR (registro de produção sn 402B1190, ano da fabricação 2007), propriedade da Flora Aviação Agrícola e operado pela Vale do Paranapanema Aviação Agrícola via comodato, sendo registrado na categoria do transporte de Serviço público Aéreo-Especializado Aeroagrícola, com último registro de compra/transferência em janeiro de 2019. O avião é aprovado para operação sem passageiros e MTOW de 3.175 kg, em vôo VFR Diurno.O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em abril de 2019, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até novembro. O aparelho passou a fazer parte da Especificações Operativas da empresa em julho de 2019, em processo de inclusão iniciado em maio.

A Vale do Paranapanema Aviação Agrícola é uma empresa homologada como operadora de serviços aeroagrícola RBAC-137, com sede em Assis, em SP. A empresa tem aprovação para operações de Aplicação de líquidos (Application of liquids) e de Aplicação de sólidos (Application of solids), de Combate a incêndios (Firefighting) e de Povoamento de águas (Fish Stocking). A empresa está aprovada para operar os seguintes modelos:
– EMBRAER/NEIVA EMB-201/202A “Ipanema”
– Air Tractor AT-402B/502B e 602.