BAE e Heart Aerospace anunciam parceria para desenvolver bateria para aeronave elétrica – o transportador regional híbrido-elétrico ES-30, da Heart, em 03.04.23


A multinacional britânica de armas, segurança e aeroespacial BAE System anunciou parceria com a fabricante de aviões sueca Heart Aerospace com o objetivo de desenvolver de forma colaborativa um sistema de bateria para a aeronave elétrica regional ES-30 (da Heart).

A bateria será a primeira do gênero a ser integrada a uma aeronave regional elétrica convencional com capacidade de pouso e decolagem em curta distância (eCTOL), viabilizando operação eficiência, zero emissões e baixo ruído.

Ehtisham Siddiqui, vice-presidente da BAE Systems e gerente geral de soluções de controle e aviônicos, declarou: “Nossa solução líder do setor se baseia em décadas de experiência no fornecimento de tecnologias e sistemas necessários para o progresso do transporte sustentável. Estamos muito satisfeitos em colaborar com a Heart Aerospace no inovador sistema de bateria para seu avião elétrico”.

A CEO da Heart Aerospace, Sofia Graflund, afirmou: “A vasta experiência da BAE Systems no desenvolvimento de baterias para aplicações terrestres de serviço pesado e sua experiência no desenvolvimento de sistemas de controle críticos de segurança para aplicação aeroespacial, os torna um parceiro ideal neste importante próximo passo para o ES- 30 e para a indústria da aviação. Estamos ansiosos para descarbonizar as viagens aéreas juntos”.

A parceria alavancará mais de 25 anos de experiência da BAE Systems na eletrificação de grandes veículos industriais pesados. Atualmente, mais de 15.000 sistemas de energia e propulsão da empresa estão em serviço em todo o mundo.

O trabalho da parceria será concentrado nas instalações de última geração da BAE em Endicott, em Nova Iorque (EUA), visando benefício das duas as empresas e da maior industrialização aeroespacial e do impulso global em direção à descarbonização.

O ES-30 é um avião de transporte regional híbrido-elétrico para 30 passageiros, atualmente em desenvolvimento pela Heart Aerospace. É um avião de solução aerodinâmica convencional, de asa alta e cauda em “T”, equipado de quatro motores híbridos/elétricos.

Com toda a ocupação (30 pax.), o avião terá um alcance totalmente elétrico de 108 MN e com um híbrido de reserva tendo alcance estendido de 216 MN. Com ocupação de 25 pax., o alcance estendido – com regime misto elétrico-híbrido – de 432 MN.

O design do ES-30 é responsável pela melhoria futura das tecnologias de bateria. A aeronave poderá ser facilmente atualizada e dimensionada para acomodar motores híbrido-elétricos em evolução. A mutabilidade da arquitetura permitirá aumentar a energia utilizável a um peso constante, facilitando assim durações de voo mais longas e opções de rota expandidas.

A Heart Aerospace tem um total de 230 pedidos e 100 opções para o ES-30, juntamente com carta de intenção para mais 108 aviões. [EL] – c/ fontes