Dassault Aviation implanta suprimento permanente de combustível com 30% de SAF para abastecimento de todas as operações dos jatos Falcon na sua unidade de serviços de acabamento e conclusão de aeronaves executivas de Little Rock, no Arkansas (EUA), em 04.04.23


A fabricante francesa Dassault Aviation adicionou suprimento contínuo de combustível de aviação sustentável (SAF) em suas instalações de acabamento e conclusão de aeronaves executivas de Little Rock, no Aeroporto Internacional Bill e Hillary Clinton (KLIT), no Arkansas (EUA).

Fornecido pela Avfuel e refinado pela Neste em uma mistura com QAv de 30% de SAF, o combustível está sendo usado para todos os vôos de aceitação e partida das aeronaves de clientes da unidade.

O uso do combustível “verde” na base de Little Rock faz parte do Plano SAF implementado pela Dassault para reduzir a pegada de carbono de suas operações de aviação executiva. De acordo com esse plano, todos os vôos operados pelos jatos Falcon da fabricante – seja para transporte corporativo ou de demonstração ou para suporte – estão sendo realizados usando combustível com mistura de SAF.

Em sua forma pura, o SAF oferece reduções de emissão de carbono de 80% a 90% em relação ao querosene de aviação convencional (fóssil) – QAv, ou JET-A -, de acordo com divulgação da Dassault. Para a mistura de 30% de SAF sendo bombeada na KLIT, com 70% de AQv, isso se traduz em uma redução de emissões de CO2 de 24 a 27%.

Atualmente, todos os modelos da Família de jatos Falcon são certificados para usar mistura de até até 50% de SAF. O futuro modelo Falcon 10X, com projeto em desenvolvimento, é planejado para já ser aprovado para uso de combustível 100% SAF, quando entrar em serviço em 2025.

“Embora a indústria da aviação executiva represente apenas uma pequena proporção – 0,04% – das emissões mundiais de CO2, ela está ajudando a liderar o caminho na descarbonização, visando emissões líquidas zero até 2050”, divulga a Dassault, acrescentando: “O SAF é atualmente a solução mais promissora para atingir essa meta”. [EL] – c/ fontes