NBAA e GAMA solicitam à FAA retomada de rotas com comunicação CPDLC para aviação geral, em 06.04.23


Agora que a capacidade de comunicação por enlace de dados controlador-piloto (CPDLC – Controller-Pilot Data Link Communication) foi implantada em 11 dos 20 Centros de Controle de Área (controle de tráfego de rota aérea), ou ARTCC – Air Route Traffic Control Center, no EUA, as entidades NBAA (associação de aviação executiva americana) e GAMA (associação de fabricantes da aviação geral) estão pedindo à FAA “para restaurar a disponibilidade total de comunicações de enlace (link) de dados em rota para todos os equipamentos gerais aeronaves de aviação”.

ARTCC – Air Route Traffic Control Center/EUA – serviço de comunicação CPDLC operacional – ALPA/AIN on line


Em uma carta de 31 de março ao COO da ATO – Air Traffic Organization (Organização de Tráfego Aéreo) da FAA, Timothy Arel, e a David Boulter, administrador associado interino do ASO – Aviation Safety Office (Escritório de Segurança da Aviação), também da estrutura da FAA, NBAA e GAMA solicitaram uma atualização até 30 de abril. para todos os operadores e um calendário para a publicação de documentos de orientação.

Em 2019, a FAA solicitou a suspensão do uso do CPDLC em rota por aeronaves da aviação geral, o que foi seguido pela restauração de alguns serviços na campanha o plano de testes de aviônica de CPDLC em rota doméstica – Domestic Enroute CPDLC Avionics Trial, da FAA.

De acordo com as NBAA e a GAMA, “no entanto, a confusão aumentou … depois que a FAA encerrou o programa para novas aeronaves cadastradas no ano passado”.

No momento, ainda que operadores da aviação geral possam usar a autorização de partida (DCL – Departure Clearance) com aeronaves com capacidade CPDLC, a situação da utilização de comunicação CPDLC em rota está impedindo o uso de seus benefícios.

O CPDLC permite comunicações do tipo mensagem de texto entre pilotos e controladores “de instruções e autorizações estratégicas não urgentes, aumentando a consciência situacional da tripulação de vôo e reduzindo o congestionamento de radiofrequência”, registra a NBAA – “o DCL reduz muito o congestionamento de rádio para os pilotos que obtêm autorizações IFR e até permite que as alterações sejam negociadas sem a necessidade de fazer uma chamada de rádio”, salienta a entidade.

“Reconhecemos que esta é uma situação complexa, pois a FAA trabalha para disponibilizar o CPDLC a todos os operadores domésticos do EUA”, observou Heidi Williams, diretora sênior de serviços e infraestrutura de tráfego aéreo da NBAA, que co-assinou a carta com Jens Hennig, vice-presidente de operações, segurança e proteção no GAMA. “O CPDLC-DCL demonstrou reduzir os atrasos de táxi e melhorar a compreensão das autorizações do ATC, e os operadores de aviação executiva estão ansiosos para retomar o uso dessa tecnologia inovadora para operações em rota. Estamos ansiosos para resolver prontamente esta situação”, disse Williams. [EL] – c/ fontes