GEIV inspeciona auxílios à navegação aérea do Paraguai, de quatro aeroportos, numa missão totalizando 30 horas de vôo de inspeção em oito dias, em 07.04.23
No dia 30, o DECEA divulgou que militares do Grupo Especial de Inspeção em Vôo (GEIV) realizaram, no período de 20 a 28 de março, a inspeção dos auxílios à navegação aérea e procedimentos de navegação aérea por instrumentos dos principais aeroportos internacionais do Paraguai. Em nove dias de missão, a missão do GEIV totalizou 30 horas de vôo de inspeção em auxílios como Sistema de Pouso por Instrumento (ILS), Radiofarol Omnidirecional (VOR), Sistemas Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão (PAPI) e procedimentos de navegação.
Os vôos foram realizados nos aeroportos:
– Silvio Pettirossi, em Assunção;
– Minga Guazú/Guarani, em Ciudad Del Este;
– Ayub González, em Encarnación; e,
– Luiz Argaña, em Mariscal Estigarribia.
A missão foi cumprida com a aeronave-laboratório EMBRAER Legacy 500. O avião, de última geração, possui equipamentos de aferição com o que há de mais moderno em tecnologia e precisão, trazendo mais eficiência para as inspeções.
A contribuição do GEIV para a DINAC – Dirección Nacional de Aeronáutica Civil garante o correto funcionamento dos auxílios à navegação aérea paraguaios, concedendo um certificado de operacionalidade de acordo com os regulamentos OACI.
Durante a missão, foi comemorado os 40 anos do primeiro vôo de inspeção do GEIV no Paraguai. A cerimônia militar aconteceu no dia 24, na sede da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB), e contou com a presença de representantes da DINAC, do MTAB e do GEIV.
A primeira Inspeção em vôo em território paraguaio com aeronaves brasileiras ocorreu de 14 a 31 de março de 1983, marcando o início da parceria entre Brasil e Paraguai. Desde então, o GEIV contribui, com o conhecimento dos seus pilotos e técnicos, na calibração e na certificação de equipamentos e procedimentos de navegação aérea, visando sempre a segurança do transporte aéreo.
A participação de representantes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) materializa a cooperação existente entre o Brasil e as demais nações da América do Sul, ratificando o papel de liderança do DECEA no cenário da Aviação Mundial.