Start-up holandesa Maeve lança avião de transporte regional totalmente elétrico, em 16.04.23


A start-up holandesa Maeve Aerospace (com sede em Delft) revelou nesta quinta dia 13 plano para um avião regional totalmente elétrico com capacidade de até passageiros em setor de até 250 MN (460 km) até 2029. Segundo a nova fabricante, o design do seu avião será facilmente escalável em tamanho e que, com o avanço da tecnologia de baterias, o modelo poderá ser estendido para 52 assentos em 2032 e ter um alcance de 380 MN (710 km) até 2040.

Durante cerimônia de apresentação, em Haia, o cofundador e diretor comercial da Maeve Joost Dieben disse que até agora quatro cias. aéreas já assinaram cartas de apoio cobrindo pedidos provisórios para 20 aeronaves “Maeve 01”. Os clientes de lançamento incluem a start-up européia Fly With Lucy e a Air Napier, da Nova Zelândia. A Fly With Lucy estabeleceu uma meta de criar uma rede de 3.000 aeroportos de menor porte em toda a Europa, enquanto a Air Napier espera operar a aeronave em pares de cidades atualmente conectadas apenas por serviço de longa viagem.

De acordo com o co-fundador e CEO da Maeve Jan-Willem Heinen, a aeronave terá custos operacionais 17% menores do que os de aeronaves atuais comparáveis, como o ATR-42. Heinen diz que a propulsão totalmente elétrica permitirá às cias. aéreas relançar vôos regionais abandonados – como rota Berna-Munique, de uma forma tornando vôos de curta distância ambientalmente aceitáveis, especialmente em mercados como a Europa. A Maeve acredita que pode atender a um mercado endereçável para até 1.200 novas aeronaves.
A Maeve nomeou o ex-engenheiro sênior da Airbus e da Deutsche Aircraft, Martin Nüsseler, como seu diretor de tecnologia. Nüsseler disse ao público para na apresentação que a cabine do “Maeve 01” terá quatro assentos lado a lado e compartimentos superiores em ambos os lados. Imagem renderizada mostra um avião de asa alta e empenagem em “T” equipado com 8 (2 x 4) motores na asa – a Maeve selecionou a Amprius, com sede nos EUA, para fornecer baterias de 500 Wh/kg. O avião terá 28 m. de comprimento e envergadura de 36 m. A Maeve promte velocidade de cruzeiro de 264 KT.

Outra inovação prometida é um sistema de tração elétrica para o trem de pouso do nariz que permitirá que a aeronave saia dos portões do aeroporto sem um caminhão de reboque.

A Maeve diz que a aeronave será recarregada rapidamente usando sistemas portáteis de carregamento DC-DC (de corrente contínua) e para todas as outras funções será compatível com o equipamento de apoio terrestre existente em aeroporto. A Maeve prevê tempo de carga de 35 minutos.

A Maeve não divulgou se desenvolverá o sistema de propulsão elétrica internamente ou se usará um fornecedor terceirizado, mas Nüsseler afirmou que o design de projeto novo (“folha limpa”) do “Maeve 01” permitirá que o avião opere com 30% menos uso de energia por passageiros do que as aeronaves existentes. Além de emissão de carbono zero, a Maeve prevê uma redução de ruído de 40%.

A equipe de liderança de Maeve informou que a nova empresa agora está passando da etapa de viabilidade para as fases de design conceitual do projeto. Nüsseler foi encarregado geral do trabalho de pesquisa e desenvolvimento e do gerenciamento do programa.

O “Maeve 01” se coloca para competir por um novo mercado ao lado de novos conceitos concorrentes do transporte regional, como o ES-30 híbrido-elétrico da start-up sueca Heart Aerospace. Enquanto isso, a ZeroAvia e a Universal Hydrogen estão trabalhando para converter aeronaves atuais (da motorização original turboélice) para propulsão a hidrogênio. [EL] – c/ fontes


Maeve Aerospace:
https://maeve.aero/home