Raisbeck oferecendo STC de hélice pentapá CF (Carbon Fiber) Prop aprovado pela FAA para King Air 300/350/360, em 19.04.23


A Raisbeck Engineering divulgou que obteve da FAA Certificado Tipo Suplementar (STC/CST) – n° SA02559SE – para instalação de um hélice Hartzell pentapá com lâminas de fibra de carbono nos bimotores Beechcraft King Air 300, 350 e 360 (de maior MTOW, maior que 15.000 lb.).

A hélice Hartzell pentapá de diâmetro de 106 pol. (269 cm.) com lâminas de fibra de carbono de perfil torcido (swept), com bordos de ataque com película de níquel-cobalto para proteção contra detritos tem vida útil ilimitada. A hélice é 54 lb. (24,5 kg) mais leve que a hélice original substituída. Tem garantia de fabricante de 3 anos/TBO de 3.000 hora, podendo chegar a 6 anos/TBO de 4.000 horas (conforme ‘pacote’ e instalação). A instalação fornecerá aos operadores da King Air um melhor desempenho das aeronaves, principalmente nas fases de pouso e decolagem. Níveis de ruído reduzidos no ambiente de terminal, maior velocidade de cruzeiro e melhor planejamento de viagem quanto a escalas também completam o ‘pacote’ de vantagens prometidas.

O STC para a linha King Air atende os modelos das séries 350/360 na faixa de MTOW de 16.500 lb., e completa STC anterior aplicável aos modelos B300, B300C (MC-12W) e B300C, de MTOW de 15.000 lb.

“Estamos entusiasmados por ter recebido a aprovação do STC da FAA para nosso revolucionário projeto de hélice”, disse Hal Chrisman, presidente da Raisbeck Engineering. “Nossa equipe trabalhou incansavelmente para estender os benefícios oferecidos por nossas hélices compostas de cinco pás para operadores em diversas funções que exigem aeronaves pesadas, como vôos aeromédico e de vigilância/inteligência (ISR). Essas hélices são mais silenciosas e leves, melhoram o desempenho, duram para sempre e têm uma aparência incrível na rampa! Estou confiante de que será um sucesso para nossos clientes e para a Raisbeck”, completou Chrisman. [EL]