Frente ao número de ocorrências envolvendo aeronaves de pequeno porte com motor convencional (a pistão), ANAC informa que não há reportes recentes e indícios inicias na investigação envolvendo a AvGas, em 22.04.23
No dia 19, a ANAC postou nota de esclarecimento, relativa a recentes ocorrências aeronáuticas (acidente e incidentes) com aeronaves de pequeno porte com motor convencional (a pistão), neste ano (2023), de que não há reportes recentes envolvendo problemas com gasolina de aviação (AvGas), com base nas informações até então apuradas.
Em contato com o CENIPA, a ANAC tem acompanhado o andamento dos trabalhos de investigação, que, até o momento, não detectaram indícios que corroborem com uma possível contaminação de gasolina de aviação (GAV) – combustível utilizado em aeronaves de motor convencional e, geralmente, de pequeno porte.
Além disso, a ANAC mantém contato constante com a ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, que informou não haver, em período recente, notificações de irregularidades em combustível de aviação.
Da mesma forma, até o momento não houve nos canais oficiais de ouvidoria da ANAC manifestações reportando possíveis falhas ou identificação de má qualidade em velas de ignição.
Ao final da nota, a ANAC reforça seu compromisso com o monitoramento contínuo dos níveis de desempenho da aviação civil, bem como a atuação coordenada com a comunidade aeronáutica e demais autoridades para mitigar quaisquer riscos identificados.