Diamond Aircraft e Austro Engine visando sustentabilidade – lançamento de programa “virada de chave” para uso de SAF, em 26.04.23


A Diamond Aircraft Austria e sua empresa-coligada Austro Engine lançaram um programa dedicado a Combustível de Aviação Sustentável (SAF).

As duas fabricantes trabalharão para validar e aprovar mistura SAF, se alinhando à provável futura norma em aeroportos de todo o mundo após o SAF passa a ser oferecido com ampla disponibilidade.

Até agora, os testes e análises têm sido promissores na linha Austro Engine, com seu portfólio de motores a pistão, para um novo padrão de combustível que deve oferecer os benefícios mais rápidos no nível do cliente. A Austro Engine está programada para receber sua primeira remessa de SAF certificado em maio, que será a última “peça” de que precisa para acelerar final do programa.

Os motores Austro Engine equipam os dois modelos bimotor da Diamond – DA-42 e DA-62.

Os executivos Diamond Aircraft e da Austro Engine foram rápidos em elogiar suas expectativas de uma linha sustentável em toda a linha de aeronaves da fabricante austríaca.

“Ao lado do eDA40 totalmente elétrico, o SAF se tornará uma solução disponível a curto prazo para a aviação sustentável”, disse Robert Kremnitzer, chefe de organização de design da Diamond Aircraft Austria. “No segmento de motores a pistão, temos a grande vantagem de que a maior parte de nossa frota existente já utiliza combustível de aviação de querosene – JET-A [QAv]. Com este programa, garantimos que alternativas sustentáveis a esses tipos de combustível possam ser usadas assim que estiverem disponíveis em aeroportos com postos de abastecimento para a aviação geral, sem nenhuma ou apenas pequenas adaptações na aeronave”, completou Kremnitzer.

“Acreditamos na coexistência de várias tecnologias como estrategicamente sensata para a aviação geral. A Diamond Aircraft está atualmente desenvolvendo o eDA40, uma aeronave de treinamento totalmente elétrica, que será certificada em um futuro próximo. A Austro Engine conta com mais de 16 anos de experiência e mais de 2,5 milhões de horas voadas com seus motores a pistão”, disse Felix Zahradnik, diretor de tecnologia da Austro Engine. “Além de mais inovações no campo da ciência dos materiais e desenvolvimento do processo de combustão, a chave para a sustentabilidade está no tipo de combustível usado. Ao usar combustíveis produzidos de forma regenerativa, não apenas a infraestrutura existente pode ser utilizada, mas também o balanço de CO2 influenciado direta e significativamente. O objetivo dos esforços atuais é claramente a liberação de combustíveis sustentáveis para as aeronaves Diamond atualmente disponíveis”, Zahradnik discorreu.

A atual linha de aviões da Diamond conta com quatro modelos:
[1] bimotor DA-62:
– capacidade de 7 assentos e MTOW de 5.071 lb. (2.300 kg)
– motorização Austro Engine AE330 turbocomprimido, injetado, 2.000 cm³, de 180 HP de potência, com hélice MT tripá MTV-6-R-C-F/CF 194-80, com manete única de controle do grupo motopropulsor com EECU (Electronic Engine Control Unit – unidade controle eletrônico motor), alimentada por JET-A/JET-A1
– velocidade de cruzeiro, com regime de potência de 85% e altitude de 12.000 pés, de 180 KTAS
– consumo de combustível (JET-A/JET-A1) com regime de potência de 60% e altitude de 12.000 pés, de 11,80 galões/hora (44,72 litros/hora)
– capacidade de combustível de 327 litros (261 kg), ou 86,4 galões/576 lb., sendo [1] 189 litros (151 kg), ou 50 galões/333 lb., nos tanques principais, e [2] 138 litros (110 kg), ou 36,4 galões/243 lb., nos tanques auxiliares

[2] bimotor DA-42:
– capacidade de 4 assentos e MTOW de 4.470 lb. (1.999 kg)
– motorização Austro Engine AE300 turbocomprimido, injetado, 2.000 cm³, de 168 HP de potência, com hélice MT tripá MTV-6-R-C-F/CF 190-69, com manete única de controle do grupo motopropulsor com EECU (Electronic Engine Control Unit – unidade controle eletrônico motor), alimentada por JET-A/JET-A1
– velocidade de cruzeiro, com regime de potência de 75% e altitude de 16.000 pés, de 175 KTAS
– consumo de combustível (JET-A/JET-A1) com regime de potência de 60% de 10,40 galões/hora (39,4 litros/hora)
– capacidade de combustível de 289 litros (231 kg), ou 76,4 galões/512 lb., sendo [1] 189 litros (151 kg), ou 50 galões/333 lb., nos tanques principais, e [2] 100 litros (80 kg), ou 26,4 galões/176 lb., nos tanques auxiliares

[3] monomotor DA-50:
– capacidade de 5 assentos e MTOW de 4.407 lb. (1.999 kg)
– motorização Continental CD-300 turbocomprimido, injetado, de 300 HP/272 HP-MCP, com hélice MT tripá  MTV-12-D/210-56, com controle FADEC, alimentada por JET-A1
– velocidade de cruzeiro, com regime de potência de 82% e altitude de 14.000 pés, de 172 KTAS
– consumo de combustível (JET-A1) com regime de potência de 60% a 12.000 pés de 10,30 galões/hora (38,9 litros/hora)
– capacidade combustível de 185 litros (148 kg), ou 49 galões/326 lb.

[4] monomotor DA-20:
– capacidade de 2 assentos e MTOW de 1.764 lb. (800 kg)
– motorização Continental Motors IO-240-B32B, de 125 HP, com hélice bipá Sensenich (de passo controlado), alimentada por AvGas (100LL)
– velocidade de cruzeiro máxima de 130 KTAS
– consumo de combustível (AvGas) com regime de potência de 55% a 8.000 pés de 5,30 galões/hora (20 litros/hora)
– capacidade combustível utilizável de 91 litros (65,5 kg), ou 24 galões/144,4 lb. [EL]c/ fonte