Airbus, Pratt Whitney e consórcio de SAF canadense acertam trabalho de colaboração para combustível 100% SAF, incluindo variante e-SAF, em 27.04.23
A Airbus, a Pratt and Whitney Canada e o consórcio SAF+ (com sede em Quebec, no Canadá) acertaram uma ação conjunto de colaboração das partes em pesquisas e testes de SAF, incluindo combinações de testes de vôo com combustível de até 100% SAF em um Airbus A220. O projeto também se concentrará em estudos de viabilidade para estabelecer instalações de produção local para e-SAF power-to-liquid (combustível sintético SAF por fonte de energia elétrica renovável) em Quebec.
Denominada CADAQ-100, a iniciativa contribuirá para o esforço de todo indústria para alcançar emissões líquidas zero de CO2 para a aviação até 2050, conforme descrito pelo Grupo de Ação de Transporte Aéreo (ATAG) e pela IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) em todo roteiro para a descarbonização.
As três partes concordaram em comprometer um investimento total de mais de C$ 17 milhões, enquanto o governo de Quebec participa “como parte dos projetos colaborativos e mobilizadores no desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas às aeronaves de amanhã”.
O trabalho de colaboração das partes avaliará a viabilidade de desenvolver uma planta comercial de e-SAF em Quebec, visando uma produção anual de até 100 milhões de litros até 2028. O consórcio SAF+ produziria e-SAF usando a tecnologia power-to-liquid, que emprega energia elétrica por fonte renovável para sintetizar as emissões de CO2 capturadas com hidrogênio verde, produzindo um combustível de aviação “limpo” com uma redução potencial nas emissões de CO2 do ciclo de vida em até 90% em comparação com o querosene convencional (fóssil).
“O SAF representa uma solução de troca pura chave para reduzir o impacto ambiental de milhares de aeronaves voando hoje e nas próximas décadas e, assim, permite a meta de emissões líquidas zero até 2050”, disse o vice-presidente de engenharia da Pratt & Whitney Canada, Edward Hoskin. “A colaboração entre os setores público e privado é fundamental para alcançar nossos objetivos, por isso agradecemos esta oportunidade e o apoio contínuo do governo de Quebec para ajudar a expandir as capacidades de pesquisa e produção do SAF na região”, Hoskin acrescentou.
“A Airbus, ao lado de muitos de seus clientes, está totalmente comprometida em expandir o uso do SAF, um pilar essencial para apoiar a jornada de descarbonização da indústria da aviação”, disse Benoît Schultz, presidente e CEO da Airbus Canada. “Construir este novo ecossistema canadense ao lado do consórcio SAF+ é um marco importante e um exemplo de como a Airbus está moldando ativamente as discussões sobre descarbonização em Quebec e no Canadá, demonstrando nosso compromisso de tornar o SAF uma solução economicamente viável disponível para nossos clientes e parceiros globalmente. Embora o A220 já ofereça a menor pegada de carbono para qualquer aeronave de corredor único voando hoje, alcançar a capacidade para operar com 100% SAF ajudará a garantir a sustentabilidade e a competitividade do A220 no futuro”, falou Schultz. [EL] – c/ fonte