DECEA/GEIV realiza validação de decolagens sucessivas em Guarulhos/SP, com operação de dois EMBRAER Legacy 500 (IU-50), em 30.04.23


Conforme nota postada no dia 28, o GEIV – Grupo Especial de Inspeção em Vôo, unidade subordinada ao DECEA, realizou, no dia 22 de abril (sábado), uma operação de decolagens sucessivas de pistas paralelas (10/28) no Aeroporto Internacional de São Paulo – Governador André Franco Montoro (SBGR), em Guarulhos (SP).

A operação contou também com a participação do CGNA – Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea, do CRCEA-SE (Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste) e da Torre de Controle do Aeroporto de Guarulhos (TWR-GRU).

A operação faz parte da 3ª fase do Projeto Agile GRU, que visa aumentar a eficiência operacional das operações de aproximação, pouso e decolagem do Aeroporto de Guarulhos.

“Devido à separação entre os eixos das pistas ser inferior a 760 m., não se pode aplicar os critérios já previstos em regulamentação nacional para Decolagens Paralelas Independentes, operação que ocorre no Aeroporto de Brasília. Por isso, houve necessidade de buscar, dentre as melhores práticas internacionais, o conceito de Decolagens Sucessivas de Pistas Paralelas, onde é possível decolar duas aeronaves de modo simultâneo respeitados os critérios de segurança estabelecidos”, explicou o coordenador do Projeto Agile GRU, major-aviador Alexandre Gonçalves de Carvalho.

Duas aeronaves EMBRAER Legacy 500 (IU-50) do GEIV decolaram do Aeroporto Santos Dumont (SBRJ), no Rio de Janeiro, com duas equipes composta por pilotos inspetores, operadores de sistema de inspeção em vôo e mecânicos de vôo. “As aeronaves decolaram de forma paralela e sucessiva de ambas as pistas de Guarulhos, de posições previamente estipuladas e com defasagens de início de corrida de decolagem a partir de referências pré-definidas”, destacou o major Carvalho.

O capitão-aviador Felipe Alberto de Lima Souza fez um balanço da missão. “De acordo com o Controle de Aproximação São Paulo as operações obtidas após as decolagens foram satisfatórias. Com isso, conseguimos um resultado positivo e executamos o mínimo de decolagens possíveis”, Lima Souza afirmou.

Segundo o Controlador de Tráfego Aéreo do Controle de Aproximação São Paulo (APP-SP), sargento Rafael Mariano dos Santos, por ser uma operação pioneira no Brasil, diversos ensaios foram realizados por meio de simulações, visando dimensionar os parâmetros que serão utilizados pelos órgãos de controle de tráfego aéreo. “O vôo realizado pelo GEIV foi de extrema importância para validar os critérios estabelecidos, confirmando que o procedimento é capaz de otimizar o fluxo de decolagens em momentos de alta demanda e, ao mesmo tempo, garantir a manutenção contínua dos níveis de segurança operacional no controle do espaço aéreo”, pontuou Mariano dos Santos.

Para o Controlador de Tráfego Aéreo da Torre de Controle Guarulhos, Daniel Affonso Rego Ramos, os vôos do GEIV foram essenciais para comprovar o alcance dos parâmetros mínimos estabelecidos no projeto, corroborando os resultados atingidos no STR (Simulador em Tempo Real). “A Fase 3A do Projeto Agile GRU proporcionará ao controlador de tráfego aéreo da Torre de Guarulhos importante ferramenta que poderá ser utilizada em momentos de maior desbalanceamento entre pousos e decolagens, onde as duas pistas poderão ser utilizadas de maneira quase simultânea para agilizar o fluxo de saídas”, afirmou.