Amstat observa desaceleração no mercado de aeronaves executivas usadas, mas com a manutenção de movimentação ativa, em 16.05.23
Em sua mais recente atualização do mercado de aeronaves usadas, a provedora de dados da indústria Amstat identificou uma desaceleração relativa na atividade de transações de revenda. Apesar disso, a provedora registrou que a atividade de vendas do momento é mais rápida em muitos segmentos de aeronaves do que nos anos pré-pandêmicos.
De acordo com o relatório, ainda há uma porcentagem menor da frota ativa disponível para revenda do que as médias históricas, mas o estoque de aeronaves executivas usadas teve aumentos significativos na base comparativa anual – ano x ano. O acúmulo de estoque foi liderado por jatos leves, que agora representam 5,4% da frota em serviço, e jatos de cabine larga com 5,3%; para jatos supermédios, a disponibilidade de mercado de 5,1% representa um aumento de 151% em relação ao ano anterior.
Os jatos de cabine larga foram os próximos em termos de desempenho (aumento do estoque), com um crescimento de 94,3% em relação ao estoque de maio passado.
O segmento de turboélice teve o menor aumento no estoque, com um aumento de 16,6%.
Todos os segmentos de aeronaves tiveram um aumento nos valores médios de revenda, com os jatos supermédios liderando com um aumento de 31%.
Em termos de preços pedidos (preços de oferta), os analistas da Amstat observaram a continuidade de altas expectativas dos vendedores, com jatos de médio porte experimentando um aumento de preço de 72% em relação a um ano atrás.
“As expectativas de vendedor permanecem altas com o preço médio pedido de jatos médios usados continuando a subir apesar do enfraquecimento da demanda e um aumento na oferta de usados”, divulgou o relatório. [EL] – c/ fonte