Aviação executiva global seguindo redução de atividade, com retração da América do Norte e Europa, em comparação 2022, mas ainda mantendo maior volume ao período pré-pandemia, pelo acompanhamento da WingX, em 17.05.23
A atividade de aeronaves executivas globalmente continua diminuindo, de acordo com o reporte de acompanhamento de mercado Global Market Tracker, da provedora de dados por rastreamento WingX, à data de 11 de maio.
Nas últimas quatro semanas, a atividade caiu 6% em comparação com o mesmo período de 2022. Esta redução é compatível com a continuidade de tendência de que se manteve ao longo do ano, com a atividade caindo 3% no acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2022. No entanto, a atividade ainda está 14% à frente do mesmo período pré-pandêmico de 2019, observou WingX.
Na América do Norte, a atividade da aviação executiva caiu 7% na base comparativa ano a ano nas últimas quatro semanas. Mas a atividade na primeira semana de maio (18ª semana do ano) foi 5% à frente da última semana de abril, com as operações do segmento do transporte PART-135 e PART-91K subindo 7%.
A WingX observou que o Kentucky Derby [tradicional evento de corrida de cavalo disputada anualmente no hipódromo de Churchill Downs, em Louisville, no Kentucky/EUA] ajudou a aumentar o tráfego de jatos executivos, principalmente nos aeroportos de Louisville, acomodando 726 chegadas de jatos executivos nos três dias anteriores ao evento. No dia da corrida, 192 chegadas visitaram os aeroportos locais, mas isso numa redução de 9% em relação ao ano passado.
Na Europa, a atividade de jatos executivos caiu 7% na comparação anual, nas últimas quatro semanas, e 9% no acumulado do ano. A França começou maio como o mercado mais movimentado, embora 8% atrás da primeira semana de maio de 2022. O Reino Unido é o segundo mercado mais movimentado.
Enquanto isso, a atividade da aviação executiva no restante do mundo durante primeira semana de maio (18ª semana do ano) foi de 7% superior com relação ao ano passado, com a África tendo um salto de 25%, América do Sul tendo aumento de 9%, seguida pela Ásia com alta de 5% e pelo Oriente Médio com um ganho de 3%.
“O déficit ano x ano parece estar diminuindo à medida que saímos da primavera, refletindo o fato de que o primeiro trimestre de 2022 foi um pico único e excepcional na demanda por viagens de jato particular”, observou o diretor administrativo da WingX, Richard Koe. “As operadoras de operação compartilhada parecem ter mantido os maiores ganhos em comparação com a pré-pandemia. O mercado de fretamento continua parecendo fraco em comparação com o ano passado”, completou Koe na sua avaliação de mercado. [EL] – c/ fonte