Honeywell faz o primeiro vôo com a nova suíte aviônica integrada Anthem com função primária do suporte-gerenciamento da operação instalada em um Pilatus PC-12, em 23.05.23


Na sexta dia 12, a Honeywell anunciou que voou, com sucesso, o seu Pilatus PC-12 como avião-plataforma de teste equipado com a nova suíte aviônica Anthem – pela primeira vez com o sistema da plataforma integrada com a função de total gerenciamento da operação do avião, após a plataforma já acumular mais de 120 horas de vôo durante os testes no ano passado.

O vôo foi em Phoenix e durou cerca de uma hora. O piloto de testes da Honeywell, Ed Manning, voou o PC-12 com o copiloto Bill Lee, com o apoio dos engenheiros de vôo Paul Carter e Will Quinn.
“Este é um marco histórico, pois a Honeywell Anthem está prestes a mudar a maneira como as aeronaves são pilotadas”, disse Jim Currier, presidente da divisão de Soluções Eletrônicas da Honeywell Aerospace. “Durante o vôo, o piloto e a tripulação testaram vários aspectos do sistema modular e personalizável, e ele funcionou exatamente como projetado”, disse Curruirr, para completar: “O [sistema] Honeywell Anthem é simples, inteligente e intuitiva, e leva pouco ou nenhum tempo para se sentir confortável com ela”, acrescentou. “Avançando, os testes de vôo na aeronave PC-12 se concentrarão em exercitar o sistema em cenários operacionais da vida real que fornecerão base de informação-resposta crítica para designs finais robustos de rótulo vermelho”.

“O [sistema] Honeywell Anthem está abrindo novos caminhos no design de aviônica e na interface piloto-máquina, com o objetivo de tornar o trabalho dos pilotos mais fácil e seguro e, essencialmente, permitir que os pilotos configurem seu próprio cockpit com base na missão e na fase do vôo”, disse Ken Hurt, vice-presidente de engenharia do programa Honeywell Anthem. “Este vôo é uma demonstração clara da maturidade do sistema Honeywell Anthem e nos posiciona fortemente no caminho para alcançar a certificação [FAA]”.

A plataforma de comando de vôo Anthem é um sistema de cockpit, com conexão com “nuvem” (cloud-connected), com telas sensíveis ao toque que possuem processadores integrados, eliminando a necessidade de computadores externos volumosos e módulos de processamento. De acordo com a Honeywell, esse sistema arquitetônico reduz os requisitos de tamanho, peso e energia do sistema aviônico de uma aeronave em cerca de 50%.

A Honeywell divulga que projetou o conjunto de aviônicos para ser personalizável para praticamente qualquer tipo de aeronave, incluindo aviões, jatos executivos, pequenas aeronaves de aviação geral, veículos avançados de mobilidade aérea e aeronaves militares.

Honeywell Anthem:
https://aerospace.honeywell.com/us/en/products-and-services/product/hardware-and-systems/cockpit-systems-and-displays/honeywell-anthem

Vídeo Flight Deck demo:
https://watch.honeywell.com/watch/Ctb67FLFY9NE5gzDeWCujv?autoplay=2&second=0
https://watch.honeywell.com/watch/Ctb67FLFY9NE5gzDeWCujv?

O que um piloto de teste especialista pensa sobre a suíte/plataforma Honeywell Anthem
No portal da Honeywell, um post – “What does an expert test pilot think about Honeywell Anthem” – apresenta as considerações e impressões do cmte. Steve Fulton, ex-piloto de linha aérea e piloto de testes, fundador/presidente da Fulton Aviation, após sua experiência de teste da plataforma de vôo Anthem no Laboratório da Honeywell.

Post original:
https://aerospace.honeywell.com/us/en/about-us/blogs/what-does-expert-test-pilot-think-about-honeywell-anthem

After more than 35 years as a flight test pilot, airline captain and performance-based navigation pioneer Steve Fulton knows cockpit innovation when he sees it. 

“Honeywell Anthem is unique in that it lets you do complex things very easily,” Fulton said. “It’s got a simplified, object-oriented graphic interface that reminds me of a smartphone, tablet or laptop, and an always-on cockpit browser that connects the flight deck securely to the outside world. This lets the pilot bring in videos showing the airport they’re going to or a mountain pass they’re traversing in Alaska—just seeing what that real-time picture looks like is of tremendous value.” 

The founder and president of Fulton Aviation recently spent a day at the Honeywell Anthem Lab in Phoenix, where he put Honeywell’s latest flight deck through its paces and shared his thoughts.

Depois de mais de 35 anos como piloto de testes em vôo, comandante de linha aérea e pioneiro em navegação baseada em desempenho (PBN), Steve Fulton conhece inovação de cockpit quando a vê.

“O Honeywell Anthem é único porque permite você fazer coisas complexas com muita facilidade”, disse Fulton. “Ele tem uma interface gráfica simplificada e orientada a objetos que me lembra um smartphone, tablet ou laptop, e um navegador por sistema sempre ativo que conecta a cabine de comando com segurança ao mundo exterior. Isso permite que o piloto acceso imagem mostrando o aeroporto para o qual está indo ou uma passagem na montanha que está atravessando no Alasca – apenas ver como é a imagem em tempo real é de grande valor”.

O fundador e presidente da Fulton Aviation recentemente passou um dia no laboratório Honeywell Anthem em Phoenix, no Arizona (EUA), onde colocou a mais recente cabine de comando da Honeywell à prova e compartilhou seus pensamentos.

Security is fundamental with Honeywell Anthem
Always-on connectivity means Honeywell Anthem can deliver the right information to the pilot at precisely the right time to aid in decision making. With a powerful electronic flight bag viewed on cockpit displays, pilots can access flight plans, web-cameras, OEM or third-party web applications—and much more. The window is seamlessly integrated and viewable alongside the primary and multi-function flight displays.

“I initially had a question about security,” Fulton said. “But what I saw at Honeywell was a way to effectively partition the cockpit functions from the things you want to access from the internet. It’s really well protected with a security mode around it so you can confidently bring in outside applications without worrying about malicious actors or viroses. This is a very exciting development, because everything we have today is connected—the phones in our pockets, our tablets and laptops, the computers on our desks—even our TVs, cars and household appliances,” he added. “The airplane may be the most disconnected thing on the planet right now. So, the ability to bring in real-time videos of an airport or access third-party applications like ForeFlight creates tremendous value for the pilot. Honeywell Anthem makes all that real and I am looking forward to it”.

A segurança é fundamental com Honeywell Anthem
A conectividade sempre ativa significa que a Honeywell Anthem pode fornecer as informações acuradas ao piloto precisamente no momento certo para auxiliar na tomada de decisões. Com um poderoso pacote de vôo eletrônico (EFB) visualizado nos monitores do cockpit, os pilotos podem acessar planos de vôo, câmeras via web, aplicativos da fabricante e/ou terceiros pela internet – e muito mais. A janela é perfeitamente integrada e visível ao lado dos monitores de vôo primários e multifuncionais.

Inicialmente, tive uma dúvida sobre segurança”, disse Fulton. “Mas o que vi na Honeywell foi uma maneira de separar efetivamente as funções do cockpit das coisas que você deseja acessar da internet. É muito bem protegido com um modo de segurança em torno dele para que você possa trazer com confiança aplicativos externos sem se preocupar com agentes mal-intencionados ou vírus. Este é um desenvolvimento muito empolgante, porque tudo o que temos hoje está conectado – os telefones em nossos bolsos, nossos tablets e laptops, os computadores em nossas mesas – até nossas TV, carros e eletrodomésticos”, acrescentou. “O avião pode ser a coisa mais desconectada do planeta no momento. Portanto, a capacidade de trazer imagens em tempo real de um aeroporto ou acessar aplicativos de terceiros, como o ForeFlight, cria um valor enorme para o piloto. A Honeywell Anthem torna tudo isso real e estou ansioso por isso”. 

Flying made easy the Honeywell Anthem way
Easy access to ForeFlight is a major plus for Honeywell Anthem, Fulton continued. “I’m a big fan of ForeFlight,” he said. “Pilots are always working on the flight plan—at the breakfast table or in a taxi riding to the airport. Being able to pull the flight plan down, verify it and load it onto the airplane remotely is a real benefit and a time saver. You can just import changes into Honeywell Anthem and have them all accepted automatically, which is really very helpful.

“You can do everything before you get to the airplane using your phone or tablet that exactly replicates Honeywell Anthem on your airplane. Having charts presented and then being able to manipulate them—those are all great things,” Fulton added.

Fulton is impressed with the sophisticated technology behind Honeywell Anthem. “Obviously, Honeywell Anthem has a lot to offer for operators of more complex and expensive aircraft, like high-end business jets,” he said. “But what I saw today—and this was really impressive—is the cockpit’s ability to go to the other end of the spectrum, which will benefit basic visual flight rules (VFR) pilots, including those who are just learning to fly,” Fulton noted. “Honeywell Anthem is very intuitive and easy to fly. Just seeing what the real-time picture looks like through a portal in the cockpit is a tremendous advantage that someone at the most basic end of the spectrum could enjoy”.

Voar tornou-se fácil pelo modo Honeywell Anthem
O fácil acesso ao ForeFlight é uma grande vantagem para a Honeywell Anthem, continuou Fulton. “Sou um grande fã do ForeFlight”, disse ele. “Os pilotos estão sempre trabalhando no plano (planejamento) de vôo – na mesa do café da manhã ou no táxi indo para o aeroporto. Ser capaz de baixar o plano de vôo, verificá-lo e carregá-lo no avião remotamente é um benefício real e uma economia de tempo. Você pode simplesmente importar as alterações para a Honeywell Anthem e fazer com que todas sejam aceitas automaticamente, o que é realmente muito útil”.

“Você pode fazer tudo antes de chegar ao avião usando seu telefone ou tablet que replica exatamente a Honeywell Anthem em seu avião. Dispor de cartas e poder manipulá-las – tudo isso é ótimo”, acrescentou Fulton.

Fulton está impressionado com a tecnologia sofisticada por trás da Honeywell Anthem. “Obviamente, a Honeywell Anthem tem muito a oferecer para operadores de aeronaves mais complexas e caras, como jatos executivos de alto padrão”, disse ele. “Mas o que eu vi hoje – e isso foi realmente impressionante – é a capacidade do cockpit de ir para o outro lado do espectro, o que beneficiará os pilotos de regras básicas de vôo visual (VFR), incluindo aqueles que estão aprendendo a voar”, Fulton observa. “A Honeywell Anthem é muito intuitiva e fácil de pilotar. Apenas ver como é a imagem em tempo real através de um portal no cockpit é uma tremenda vantagem que alguém no extremo mais básico do espectro poderia desfrutar”.

Technology on Display with Honeywell Anthem
Honeywell Anthem delivers unprecedented levels of flexibility by letting pilots essentially configure their own cockpit based on mission and phase of flight. “I can do a lot of different things with that flexibility,” Fulton said. “When it comes to displays, I appreciated the 3D presentation I saw in Honeywell Anthem, because it’s conformal to the real world. The correlation is exact and that makes the display that much more useful and intuitive.

“Vertical situation displays have been built into a lot of cockpits,” he added. “But there are some shortcomings that make conventional VSDs really frustrating. For example, with the conventional VSDs, if I’m flying an arrival with lots of track changes on the way down, only the waypoint constraints directly along my present track are included on the display.  Downrange constraints that are outside of the present aircraft track are hidden from the pilot, which is a significant missed opportunity. Honeywell Anthem avoids that pitfall, all downrange waypoint constraints are visible on the VSD, even though they may be 90 degrees or 180 degrees from my current track—it’s the first cockpit to get the vertical situation display right”.

Safety is always the top priority for pilots at all experience levels and Fulton recognizes that Honeywell Anthem improves pilot situational awareness. “You’ve got a safety net with the 3D graphical presentation that brings traffic and hazard information into the cockpit in a way that is informative, but not burdensome,” he said.  “Checklists are integrated into the workflow in a graphical way to provide you with reminders of what’s next. I can say that’s a big help, whether you’re a single pilot or part of a multi-pilot flight crew.” 

Honeywell Anthem has much to offer an experienced pilot like Fulton, but he noted that it also will benefit less-seasoned flyers. “You want low-time pilots to learn some basic flying skills, but Honeywell Anthem is well-suited for use in general aviation,” he said. “A high-level takeaway would be that it’s a platform for the future, but it also serves the present with all of its legacy requirements.

Tecnologia em exibição com Honeywell Anthem
A Honeywell Anthem oferece níveis de flexibilidade sem precedentes, permitindo que os pilotos configurem essencialmente seu próprio cockpit com base na missão e na fase do vôo. “Posso fazer muitas coisas diferentes com essa flexibilidade”, disse Fulton. “No que diz respeito às telas, a apresentação em 3D que vi na Honeywell Anthem, porque é compatível com o mundo real. A correlação é exata e isso torna a exibição muito mais útil e intuitiva”.

“Telas com perfil vertical [VSD – Vertical Situation Display] foram montadas em muitos cockpits”, acrescentou. “Mas existem algumas deficiências que tornam as VSD convencionais realmente frustrantes. Por exemplo, com as VSD convencionais, se estou voando em uma chegada com muitas mudanças de rota na descida, apenas as restrições de waypoint diretamente ao longo da minha rota atual são incluídas na tela. As restrições de altitude de descida que estão fora da rota atual da aeronave são ocultadas do piloto, o que é uma oportunidade perdida significativa. A Honeywell Anthem evita essa armadilha, todas os fixos (waypoints) de restrição de altitude são visíveis na VSD, mesmo que estejam a 90 graus ou 180 graus da minha trajetória [segmento] atual – é o primeiro cockpit a obter a exibição de situação vertical correta”.

A segurança é sempre a principal prioridade para pilotos em todos os níveis de experiência e Fulton reconhece que a Honeywell Anthem melhora a consciência situacional do piloto. “Você tem uma rede de segurança com a apresentação gráfica em 3D que traz informações de tráfego e perigo para o cockpit de uma forma informativa, mas não onerosa”, disse ele. “As listas de verificação são integradas ao fluxo de trabalho de forma gráfica para fornecer lembretes do que vem a seguir. Posso dizer que é uma grande ajuda, seja você um único piloto ou parte de uma tripulação composta [dois pilotos]”.

A Honeywell Anthem tem muito a oferecer a um piloto experiente como Fulton, mas ele observou que também beneficiará os pilotos menos experientes. “Você quer que os pilotos de baixa horagem de vôo aprendam algumas habilidades básicas de vôo, mas a Honeywell Anthem é adequada para uso na aviação geral”, disse ele. “Uma conclusão de alto nível seria que é uma plataforma para o futuro, mas também atende ao presente com todos os seus requisitos legados”.