Gulfstream esperando certificação do G700 perto do final do ano e do G800 em 2024, para depois partir para homologação do G400, em 27.05.23


A Gulfstream Aerospace agora espera a certificação do G700 perto do final deste ano, disse o presidente Mark Burns numa coletiva de imprensa durante a feira de aviação executiva européia EBACE 2023, nesta segunda dia 22.

A coletiva cobriu os programas de aeronaves em desenvolvimento da fabricante americana, que também incluem o G800 e o G400.

A Gulfstream até mais recentemente esperava a certificação pela FAA do G700 no terceiro trimestre, mas Burns disse que questões relacionadas à pandemia, incluindo falta de pessoal na agência reguladora, estão fazendo com que o processo parasse. levar “muito mais tempo do que o previsto”. No entanto, o G700 concluiu recentemente vários pontos de teste de certificação durante testes de desempenho de campo e qualidades de vôo.

Na sequência dos modelos G500 e G600, a G700 foi apresentado ao mercado durante a feira de aviação executiva americana NBAA-BACE em 2019.

Enquanto isso, o G700 acumulou mais de 25 recordes de velocidade em pares de cidades em uma turnê mundial de duas aeronaves de produção, equipadas por completo, no ano passado, e visitas contínuas a clientes em todo o mundo. Este conjunto inclui um recém segmento de vôo para atender a EBACE, na viagem de Mumbai, na Índia, para Genebra, na Suíça (sede da EBACE), em 08 horas e 34 minutos, à velocidade média de MACH 0,90.

Já a certificação do G800 é esperada de seis a nove meses após a homologação do G700; está isento de muitos dos testes de vôo que o G700 completou graças à comunidade de sistemas. Burns observou que cinco aeronaves de teste foram produzidas para o programa de certificação G700 e apenas duas para o G800. “Fizemos todo o trabalho pesado no 700. Espero que possamos obter a certificação G800 no início de 2024”, disse Burns.

Após as homologações do G700 e G800, a Gulfstream “passará direto para a certificação do G400”, disse Burns. Quatro aeronaves de teste estão no programa G400.

Até a certificação do G400, a Gulfstream terá acumulado a homologação dos 4 quatros modelos G500, G600, G700 e G800 – todos desde 2018, em sete anos. “Isso nos permite mostrar a semelhança dos aviões com os reguladores”, o que deve facilitar a entrada em serviço do G400, Burns falou.

Burns relatou uma reunião de 2018 com a EASA e a FAA, na qual a Gulfsream pediu “a maneira mais rigorosa que seria a certificação do avião para que no mesmo dia possamos obter a certificação da EASA e da FAA”. Desde então, destacou Burns, “temos nos esforçados para fazer exatamente o que eles nos pediram e nossa intenção é obter simultaneamente a certificação dos aviões e o nosso certificado de produção”. Mas, Burns acrescentou: “Não somos o juiz ou o júri, então eles decidem quando terminamos”. [EL] – c/ fonte