EMBRAER apostando em avanços tecnológicos e sustentabilidade, em 28.05.23


Marcando presença na feira de aviação executiva européia EBACE 2023, a EMBRAER chegou com a força de um recente novo acordo com a NetJets potencialmente no valor de mais de US$ 5 bilhões, com foco em sustentabilidade e um esforço para desenvolver suas tecnologias, como controles de vôo Fly-by-wire.

Na EBACE desta semana, a EMBRAER apresenta seus jatos leve Phenom 300E e médios Praetor 500 e 600, destacando seu compromisso de “realmente projetar o futuro das viagens aéreas de maneira centrada no cliente e ambientalmente segura”, disse o presidente e CEO da EMBRAER Aviação Executiva, Michael Amalfitano.

Nas semanas que antecederam a EBACE, a fabricante brasileira anunciou um pedido da NetJets para até 250 jatos executivos da categoria médio Praetor 500, com entregas programadas para começar em 2025. O novo acordo abriu um novo “terreno” para a EMBRAER com a NetJets, movendo para o novo patamar de aeronaves na frota da operadora fracionária americana, com o jato médio Praetor passando após o fornecimento de mais de 120 jatos leves Phenom 300/300E até agora encomendados originalmente em 2010 e depois em 2021, avaliados em mais de US$ 1,2 bilhões.

Outra operadora de solução compartilhada com aeronaves executivas EMBRAER é a americana Flexjet, com jatos Praetor 500 e 600.

Observando que o Phenom 300 é a aeronave mais solicitada na frota da NetJets, Amalfitano creditou esses sucessos não apenas à eficiência e capacidade da aeronave, mas também aos avanços que abriram caminho em suas respectivas categorias em áreas como como Fly-by-wire, visão sintética e conectividade em vôo. De acordo com Amalfitano, a EMBRAER planeja inovar nessas tecnologias, ele dando um vislumbre das próximas evoluções que virão: “Vamos continuar tentando buscar soluções para levar o Fly-by-wire a aeronaves cada vez menores”. Isso inclui a possibilidade de sistema de controle de vôo eletrônico Fly-by-wire também para os jatos leves Phenom, algo que Amalfitano disse ser factível. “Você não precisa de uma aeronave totalmente nova [para Fly-by-wire] porque a EMBRAER fez um trabalho fantástico ao produzir plataformas robustas que possuem longos tempos de ciclo e têm nossa capacidade de realmente otimizar cada uma dessas aeronaves”.

A EMBRAER continua examinando tecnologias avançadas para suas linhas de jatos executivos Phenom e Praetor. Pela adaptabilidade a longo prazo, Amalfitano diz que não vê a EMBRAER tentando encaixar novos modelos nas categorias dessas aeronaves. Qualquer novo modelo de aeronave seria “upstream ou downstream”, disse o executivo da EEJ.

Outra área à frente é o aumento na autonomia operacional. A autonomia total é uma meta de longo prazo para a subsidiária Eve Air Mobility, da EMBRAER, mas Amalfitano disse que também é uma área onde a empresa pode “polinizar” todas as suas linhas de produtos. “O que podemos fazer com o Phenom 100 e o Phenom 300, que já são single pilot [operação de único piloto]? Como automatizamos ainda mais isso para que eles possam fazer a transição de piloto único para vôo autônomo?”, Amalfitano questionou. “Temos sido a vanguarda das inovações que chegam ao mercado. Acho que é isso que você verá cada vez mais. Portanto, coisas como combustível de aviação 100% sustentável [SAF], propulsão com emissão zero, recursos que trazem vôo autônomo ou simplificado ou pouso automático de emergência [Emergency autoland]”.

A conectividade é outra área que Amalfitano citou, incluindo soluções de baixa órbita terrestre (LEO – Low-Earth-Orbit). Amalfitano chamou os avanços EM LEO de “toda a próxima geração da transformação de satélite que está ocorrendo”. Ele acrescentou: “Haverá uma grande mudança para que cada vez mais coisas sejam digitais e não apenas em termos de aeronaves e a capacidade dos usuários no avião de terem uma conexão digital, mas todo o ecossistema a ser construído a partir de soluções digitais”.

Quanto à EBACE, Amalfitano enfatizou que “é realmente tudo sobre a sustentabilidade das viagens aéreas e o ecossistema para o futuro”. Ele destacou que a EMBRAER é patrocinadora do Sustainability Summit (seminário de sustentabilidade) desta semana, que ocorre durante a EBACE, e disse que espera que o tema seja um tema central durante toda a feira. Essas discussões abrangem desde fuselagem, propulsão e refinamentos de aviônicos até combustível SAF e materiais reciclados usados para fabricação de aeronaves.

A EMBRAER se coloca explorando vários caminhos nessa frente por meio de suas equipes internas de engenharia vertical, da incubadora de tecnologia EMBRAER-X e da unidade EVE.

Embora a EVE não tenha um demonstrador na EBACE, Amaliftano disse que as tecnologias de eletrificação são uma “parte empolgante” dos esforços de sustentabilidade. Ele acrescentou que a propulsão de emissão zero é “uma grande parte do que vemos no futuro”.

Mas a eletrificação é apenas um aspecto das ambições abrangentes de sustentabilidade da EMBRAER”, salientou Amaliftano, apontando para outras iniciativas, como o conceito de interiores Praeterra, lançado no ano passado, projetado para “ergonomia e artesanato … com uma árvore da vida”. Isso significa usar bambu, lã, plásticos reciclados e outros materiais sustentáveis, com base nas técnicas japonesas de “Mokume-gane”, Amaliftano explicou.

Em outras áreas, a EMBRAER está buscando evoluções digitais e de manufatura para trazer eficiência e abordagens mais sustentáveis. “Você precisa estar totalmente envolvido no desenvolvimento de viagens aéreas sustentáveis, e nós olhamos para isso além do ativo. Estamos olhando para isso em termos do próprio ecossistema”, Amaliftano revelou.

Quanto ao momento de tudo isso, Amalfitano apontou os interiores do Praeterra como um avanço mais imediato e seu eco-demonstrador EMB-203 “Ipanema” (uma versão de motorização elétrica do monomotor agrícola a pistão como plataforma de teste de propulsão eletrificada), que testará em vôo uma propulsão 100% elétrica. As lições aprendidas com essas provações estão fluindo para o desenvolvimento do EVE. “Isso está acontecendo enquanto falamos”, destacou Amalfitano.

Ainda, de acordo com Amalfitano, outra “grande parte do nosso compromisso” é o SAF. Amalfitano disse que a EMBRAER fechou acordos para dispor de combustível mais verde na sua fábrica em Melbourne, na Flórida (EUA), trimestralmente e, ao mesmo tempo, está avançando com testes de combustível 100% SAF em seus produtos. Os planos prevêem testar 100% SAF nos modelos Phenom (com motorização Pratt & Whitney Canada PW617F1-E no Phenom 100 e PW535E no Phenom 300E) e Praetor (com motorização Honeywell HTF7500E) ainda neste ano. “No momento, estamos fazendo coisas em tempo real para dar suporte ao que é possível hoje”, disse Amalfitano. [EL]