Motor turbofan RR Pearl 10X (do novo Dassault Falcon 10X) no cronograma para o primeiro vôo neste ano, em 29.05.23


Em meio à agenda na feira da aviação executiva européia EBACE 2023, a Rolls-Royce informou que seu motor turbofan Pearl 10X (que equipará o futuro jato executivo cabine larga Dassault Falcon 10X) está no cronograma para iniciar os testes de vôo no avião-banco de testes Boeing 747 da fabricante britânica, na sua base de Tucson, no Arizona (EUA), ainda neste ano.

Com o turbofan Pearl 10X, é a primeira vez que um produto Rolls-Royce foi selecionado para alimentar um jato executivo Dassault Falcon.

No “coração” do Pearl 10X está o núcleo Advance2, da Rolls-Royce, que combina com a tecnologia desenvolvida para os motores Pearl de geração atual para criar um motor altamente eficiente que levará o Falcon 10X a velocidades quase sônicas. O motor incorpora um ventilador com palhetas/aletas de alta eficiência, compressor com seis estágios palhetas/aletas oferecendo uma taxa de compressão líder de mercado, turbina de alta pressão sem proteção de dois estágios e turbina de baixa pressão de quatro estágios. O resultado é um motor que oferece uma eficiência 5% maior em comparação com a atual geração Pearl, reduzindo ainda mais o ruído e as emissões. Além disso, o combustor fabricado com camada aditiva contribui significativamente para o desempenho de baixa emissão do motor, enquanto uma nova caixa de redução (gearbox) acessória aumenta a quantidade de energia que pode ser extraída para sistemas de aeronaves. O motor oferece mais de 18.000 lbf. de empuxo e é compatível com operação com combustível 100% SAF.

Os testes até o momento foram realizados no demonstrador Advance2, bem como na configuração completa do Pearl 10X, na qual excedeu seu requisito de empuxo na primeira execução. No início deste ano, o motor foi testado em sua nacele Spirit AeroSystems sob medida, na modelagem da produção e montagem. Mais de 1.500 horas de funcionamento foram acumuladas até o momento e confirmaram a confiabilidade do motor e sua capacidade de atender aos requisitos de desempenho da Dassault.

Enquanto isso, a Rolls-Royce está construindo uma fábrica de apoio à produção perto da instalação de montagem final da Dassault em Bordeaux-Mérignac. A instalação de 2.000 m² (21.500 pés²) em Le Haillan acomodará cerca de 30 funcionários e contará com escritórios, oficina e depósito. A nova instalação desempenhará um papel significativo nas atividades de produção e teste de vôo do Falcon 10X. [EL] – c/ fonte