Na EBACE 2023, Bombardier expõe um Challenger 3500 e um Challenger 605 de fabricação 2012 do seu programa CPO (aeronaves usadas “certificadas”), em 30.05.23


A Bombardier marcou presença na feira de aviação executiva européia EBACE 2023 colocando em exposição estática a nova versão do jato supermédio Challenger 3500 (na primeira aparição do modelo na feira de Genebra). O Challenger 3500 entrou em serviço do 3T22.

“Estamos orgulhosos de abrir as portas da aeronave Challenger 3500 para nossos clientes europeus pela primeira vez. Esta aeronave top de linha demonstra que conforto excepcional, desempenho máximo e menor impacto ambiental podem andar de mãos dadas”, disse Jean-Christophe Gallagher, vice-presidente executivo de vendas e Defesa de aeronaves da Bombardier. “Os clientes europeus poderão sentir por si mesmos a alta qualidade que é padrão para nossas aeronaves – como ao experimentar o ilustre assento Nuage, da Bombardier – enquanto encontram opções de design exclusivas que são genuinamente mais sustentáveis”, falou Gallagher.

O Challenger 3500 juntou-se aos jatos da série Global com credencial de dispor de Declaração Ambiental de Produto (EPD – Environmental Product Declaration), atestando o nível de impacto ambiental da aeronave desde o projeto até o fim da vida útil. A cabine do “3500” ganhou recentemente o prêmio “Best of the Best” [Melhor do Melhor] na premiação de projeto de produto alemã Red Dot Awards for Product Design.

Com mais de 890 jatos executivos da série Challenger 300 em serviço em todo o mundo, totalizando mais de 3,6 milhões de horas de vôo e mais de 2,1 milhões de pousos, a já icônica Família de aeronaves é conhecida por sua confiabilidade comprovada e excelente histórico de segurança, com a adição das mais recentes atualizações da Bombardier adotadas nos seus novos produtos.

Pela primeira vez desde que iniciou seu programa de aeronaves usadas certificadas – CPO – Certified Pre-Owned -, em 2021, a Bombardier também trouxe para EBACE deste ano um jato do programa, para exposição: um Challenger 605 de fabricação 2012, que foi renovado em fábrica por meio do programa.

Embora algumas provedoras de terceirizadas tenham oferecido programas de aeronaves remanufaturadas no passado, a Bombardier é a primeira fabricante de aeronaves a fazê-lo.

“Os clientes da Bombardier queriam uma opção certificada além da oferta tradicional de aeronaves usadas e nosso novo programa CPO certamente atende a essa premissa”, disse Paul Sislian, vice-presidente executivo de serviços e estratégia de pós-venda da Bombardier. “Como fabricante, estamos posicionados de forma única para fornecer a melhor solução de aeronaves certificadas e prontas para uso – uma categoria nova e empolgante na indústria”, prosseguiu Sisliam. “O que fizemos foi criar uma nova categoria de aeronaves usadas”, disse Sislian, para emendar: “A maneira como fizemos isso foi oferecendo uma solução completa que oferece total tranquilidade aos nossos clientes”.

Com 18 aeronaves entregues até agora – incluindo uma seleção de jatos Challenger 300, 604, 605 e jatos Global -, as aeronaves do CPO agora são listadas como uma categoria distinta por analistas de avaliação de aeronaves, como a Aircraft Bluebook, a Vref e a AircraftPost. Em termos de valor, essas aeronaves estão sendo comparadas com versões cinco anos mais recentes.
De acordo com Sislian, com uma média de 460 aeronaves Bombardier usadas operando nos últimos cinco anos, o fator mais importante na compra de uma aeronave de 10 a 15 anos “candidata” para o programa CPO é o “pedigree”. Uma vez readquirida do proprietário, a aeronave passa por uma verificação de configuração completa e uma inspeção de nível 3. Toda a manutenção necessária, incluindo boletins de serviço, é feita por técnicos da Bombardier. A aeronave recebe então uma nova pintura e uma reforma completa do interior, incluindo a atualização para as mais recentes tecnologias em gerenciamento de cabine e conectividade. Os aviônicos também são atualizados – por exemplo, o Challenger 605 em exibição nesta semana na EBACE apresenta a plataforma de vôo avançada Collins Pro Line 21 e conectividade Ka-Band; e como todas as aeronaves do programa CPO, este Challenger tem seus motores e APU inscritos em programas de atendimento (acompanhamento e monitoramento).

O processo é tão extenso, disse Sislian, que “quando os clientes chegam, eles se sentem como se estivessem em uma aeronave totalmente nova”. Sislian acrescentou que todas as aeronaves da Bombardier pelo programa CPO vêm com “uma garantia exclusiva de um ano, de ‘nariz’ para cauda, Também colocamos a aeronave no programa Smart Parts, o que significa que você tem garantia contra corrosão”.

Na EBACE 2023, a Bombardier colocou em exposição estática, junto com os dois jatos Challenger, um Global 7500. [EL] – c/ fonte