A “Pesquisa de Suporte ao Produto AIN 2024 – Aeronave”, em 09.12.24


Em agosto, a AIN on line publicou artigo por Gregory Polek, editor sênior da mídia, com a “Pesquisa de Suporte ao Produto AIN 2024 – Aeronave”, cobrindo as ações empreendidas pelas principais fabricantes no atendimento de suporte para operação de suas aeronaves executivas a clientes-operadores.

Polek inicia o artigo escrevendo que a “Pesquisa” de 2024 viu a Bombardier subir ao topo de todos os fabricantes com uma melhoria de ponto completo em relação a 2023, quando ficou em último lugar no setor de jatos executivos com uma pontuação de 7,6. A classificação de 8,6 da fabricante canadense empresa neste ano resultou de uma forte exibição em várias categorias, incluindo um empate em primeiro lugar com a Dassault em cumprimento de garantia com uma pontuação de 9,0.

A “Pesquisa” também viu ganhos nas classificações de suporte em 2024 para a EMBRAER e a Dassault, com cada uma melhorando em 0,4 pontos na média geral em relação a 2023. Ambas tiveram fortes classificações de centros de serviços, refletindo seu esforço concentrado para aumentar a capacidade de suporte.

No topo das classificações de turboélices, a Pilatus continuou a pontuar entre as mais altas no geral na pesquisa. A classificação da Pilatus com pontuação de 8,4 empatou com a da EMBRAER na média geral, dois pontos atrás da Bombardier.

Polek  resume que, embora praticamente todas as fabricantes pesquisadas no ano passado tenham relatado efeitos negativos de restrições na cadeia de suprimentos, várias relataram alguma melhora nessa área em 2024. Os esforços para aliviar a pressão assumiram a forma de melhor comunicação e ajuda prática para fornecedores, aumentando os níveis de estoque e mantendo laços mais estreitos com agências de desmontagem para ajudar a suplementar seus estoques de peças. Finalmente, a pressão contínua do aumento da demanda por serviços de MRO (manutenção, reparo e revisão geral) fez com que as fabricantes adicionassem ainda mais área instalada – “metragem quadrada” – para operações de manutenção geral e estoque de peças.

No entanto, o custo das peças continuou a ser um ponto crítico para muitos das fabricantes na pesquisa. Assim como no ano passado, essa categoria obteve as pontuações mais baixas.

Rolland Vincent, líder da analista-consultora Rolland Vincent Associates, sediada no Texas (EUA) – a provedora de dados para a pesquisa da AIN – observou que as melhores condições competitivas e a flexibilização das restrições da cadeia de suprimentos foram responsáveis ​​por grande parte da melhoria geral nas pontuações.

Finalmente, embora a escassez de pessoal (mão de obra) tenha sido amplamente responsável pelos efeitos adversos, algumas fabricantes relataram mais sucesso no recrutamento de técnicos do que outras.

A Bombardier, em primeiro lugar na pesquisa, por exemplo, se beneficiou de programas de formação e instrução em instalações em Londres (Inglaterra), Cingapura e Melbourne (Austrália), para garantir um fluxo de novas contratações treinadas-qualificadas para lidar com qualquer escassez de força de trabalho. Um novo programa em Wichita apoiado com subsídios pelo Estado do Kansas, no EUA,  promete mais capacidade, assim como seu desenvolvimento direto da infraestrutura necessária.

Fabricante de aeronaves
A – Jatos
1 – Bombardier
Depois de terminar em último entre as cinco fabricantes de jatos executivos listadas na pesquisa de 2023, a Bombardier se tornou a fabricante (OEM) mais bem avaliada na categoria de fuselagem em 2024, com pontuação saltando para 8,6.

A Bombardier ficou em primeiro lugar em programas por custo por hora com uma pontuação de 8,3, colocando-a seis décimos à frente da segunda colocada Gulfstream. Também teve um forte desempenho (9,0) em confiabilidade de aeronaves.

Os avanços – apoiando uma frota global em serviço de cerca de 5.170 aeronaves, a Bombardier continua trabalhando para garantir que os operadores considerem a fabricante original a sua “primeira escolha” para manutenção, modificações e peças. Numa entrevista recente com a AIN, o vice-presidente de suporte ao produto da Bombardier, Anthony Cox, disse que atingir esse objetivo começa com a construção da “pegada” (presença) de rede da fabricante com uma equipe em constante expansão de 1.800 técnicos.

“Nós claramente temos que focar nos clientes onde eles precisam de nós, quando eles precisam de nós”, Cox explicou. “Então, nós fazemos muitos estudos demográficos ao redor do mundo, e nós consideramos nossos movimentos de aeronaves e nossa base instalada. Nós estudamos os requisitos de manutenção que estão por vir, e as peças que nossos clientes podem precisar. Esses estudos nos permitem abordar cada mercado com uma infraestrutura adequada, recursos humanos ou capital humano, e quaisquer outras habilidades técnicas que nós possamos precisar”, Cox explicou.

Cox observou que a Bombardier não sofre mais com a escassez de pessoal que praticamente todos os provedores de manutenção enfrentavam antes da pandemia da Covid. “Dois anos atrás, acho que teríamos ficado satisfeitos em ver cerca de 150 aeronaves em manutenção em toda a rede”, disse Cox. “Normalmente, hoje, temos de 280 a 300 aeronaves em operação. Então, em termos de participação de mercado, continuamos melhorando isso. A participação de mercado é resultado da boa experiência dos clientes, do boca a boca, de nossas capacidades expandidas, de nossa pegada expandida e do suporte completo de fábrica”, Cox revelou.

Cox relatou ainda que as restrições da cadeia de suprimentos começaram a diminuir para a Bombardier e, em geral, para todo o setor. No entanto, alguns dos menores subfornecedores continuam sofrendo com a escassez de matérias-primas, por exemplo. “Ainda temos algumas dificuldades com alguns parceiros que estão recuperando a matéria-prima, mas nada disso [está] afetando nossa linha de produção. O mercado de serviço em que lutamos é apenas com algumas fornecedoras que fabricam peças exclusivas. Elas exigem certos equipamentos; elas exigem sutileza na cadeia de suprimentos”, explicou Cox. “Estamos trabalhando com esses parceiros. Temos cerca de cem especialistas em intervenção que implantamos em nossos vários fornecedores. E o papel deles é auxiliar os fornecedores em qualquer escassez, garantir que tenhamos uma linha de equilíbrio para dar suporte às nossas necessidades de pós-venda”, Cox revelou.

Cox também observou que seu aplicativo proprietário (patenteado) Smart Link gerou retornos significativos, permitindo o que ele chamou de visualização do sistema de monitoramento da integridade de aeronave. No jato cabine larga de ultralongo alcance Global 7500, por exemplo, o aplicativo gera milhares de parâmetros por milissegundo para analisar problemas potenciais antes do pouso, dando alertas aos técnicos para garantir que eles tenham acesso às peças necessárias.

2 – EMBRAER
Terminando com uma pontuação média geral de 8,4, a EMBRAER viu seus resultados melhorarem em quatro décimos de ponto em relação ao ano passado, ficando em um segundo lugar atrás da Bombardier. A fabricante brasileira viu algumas de suas classificações de categoria mais fortes em manuais técnicos (9,1), representantes técnicos (9,2) e confiabilidade geral da aeronave (9,1), todos os quais a colocaram entre os primeiros nas pontuações individuais. Entre todas as categorias de pontuação, apenas um quarto lugar em disponibilidade de peças (7,2) pesou no resultado geral.

Os avanços – caracterizando seu foco na experiência do cliente como essencial para seu sucesso empresarial e um aspecto central de sua estratégia de negócios, a unidade EMBRAER Serviços e Suporte destaca seu programa Executive Care como uma forma de ajudar a ‘navegar’ por uma expansão saudável do negócio e orçar os custos de manutenção de aeronaves.

O Executive Care reúne planejamento, orçamento e suporte sob uma taxa mensal fixa, juntamente com uma cobrança por hora para horas de vôo operado para tornar um programa direto e simples para os clientes gerenciarem. O programa “congela” os custos de itens de manutenção programada e não-programada mediante inscrição.

Melhorias importantes no ano passado incluem serviços técnicos sem custo por até cinco horas e taxas reduzidas depois disso, bem como compensações de carbono das primeiras 25 horas de vôo para aeronaves recém-entregues. Embora o programa não cubra peças, a EMBRAER oferece até 10% de desconto sobre o preço de tabela padrão, bem como 10% de desconto para novas inscrições em complementos de revisão de trem de pouso. Por fim, os operadores obtêm um preço especial para boletins de serviço selecionados e cobertura especial em Certificado Suplementar Tipo (STC/CST)  para jatos Phenom.

Para garantir a excelência operacional, a EMBRAER está se concentrando na disponibilidade garantida de peças de reposição e na otimização do giro de estoque para minimizar o tempo de inatividade e aumentar a relação custo-benefício, bem como na expansão da pegada e sinergia para agilizar as operações em todos os locais para eliminar redundâncias, promover a colaboração e melhorar a eficiência geral.

A EMBRAER dobrou sua capacidade de serviço de manutenção no EUA para dar suporte ao crescimento contínuo de sua base de clientes com a adição de três instalações de MRO de aviação executiva em Dallas (Dallas Love Field), no Texas, em Cleveland, no Ohio, e em Sanford, na Flórida.

Em apoio à expansão, a EMBRAER Serviços e Suporte aumentou sua rede de resposta móvel em 28 equipes e adicionou acesso a serviços de interior, pintura e reparos de componentes. A EMBRAER Serviços e Suporte também anunciou que pretende deslocar suas instalações no Aeroporto de Paris-Le Bourget (França) para um novo prédio de manutenção capaz de acomodar mais capacidade, ao mesmo tempo em que se compromete com uma construção predial de baixo carbono e autossuficiência energética. A EMBRAER espera que a nova instalação de manutenção de aviação executiva mais que dobre a capacidade da unidade.

3 – Dassault
Terminando apenas um décimo de ponto abaixo da segunda colocada (EMBRAER) com pontuação 8,3, a fabricante francesa Dassault Aviation viu uma melhora geral na classificação de quatro décimos de ponto em comparação com sua pontuação de 7,9 no ano passado.

As maiores pontuações individuais da fabricante em cumprimento de garantia (9,0) e representantes técnicos (9,3) ajudaram a manter sua flutuabilidade. No entanto, pontuações mais baixas em programas de custo por hora (7,1) e resposta AOG (7,7) ajudaram a impedi-la de subir mais alto do que seu terceiro lugar.

Os avanços – a inauguração pela Dassault, no final de março, de uma instalação de MRO de 149.500 pés² (13.890 m²) construída para esse fim em Kuala Lumpur, na Malásia, reforça ainda mais o plano da fabricante de desenvolver uma “pegada” (presença) global mais ampla em pós-venda com instalações modernizadas e expandidas para dar suporte à crescente frota e linha de produtos de sua Família de jatos executivos Falcon. Operando sob a marca ExecuJet, o centro de serviços pode dar suporte a 10 a 15 aeronaves ao mesmo tempo, incluindo a atual maior aeronave da Dassault, o Falcon 6X, que entrou em serviço recentemente, e a futura maior aeronave, o Falcon 10X, programada para chegar ao mercado em 2027.

A aquisição das atividades globais de manutenção da subsidiária ExecuJet com a Luxaviation e as atividades de MRO baseadas na Europa da TAG Aviation há cinco anos consolidaram o plano da Dassault de comandar uma rede mundial de manutenção Falcon e levar a capacidade de suporte para mais perto dos clientes.

“Na última meia década, mais que dobramos nossa capacidade de suporte global e modernizamos consideravelmente nossa capacidade de MRO”, disse Jean Kayanakis, vice-presidente sênior de atendimento ao cliente mundial da Dassault Aviation. “Agora temos mais de 60 locais de serviço e 15 centros de distribuição de peças ao redor do mundo, juntamente com as equipes de apoio necessárias para dar suporte às aeronaves em campo 24 horas por dia, 7 dias por semana, onde quer que estejam. Isso faz parte de uma estratégia que visa nos manter o mais próximo possível de nossos clientes e oferecer todos os serviços necessários para maximizar o tempo de atividade e o valor de suas frotas Falcon”, apresentou Kayanakis.

Uma expansão adicional dependerá da abertura de várias outras instalações, incluindo uma nova MRO emblemática do EUA em Melbourne, na Flórida, para dar suporte aos jatos Falcon operando nas Américas do Norte e do Sul, em 2025. Mais capacidade adicional no EUA assumirá a forma de outro centro de serviço autorizado (ASC – Authorized Service Center), com a Pro Star Aviation, localizado perto de Boston, no Estado do Massachusetts.

A Dassault também abriu uma terceira instalação autorizada na Índia, em Nova Déli, a Indamer, somando-se aos dois ASC em Mumbai.

A Dassault divulgou que toda a atividade reflete a necessidade de se manter à frente do crescimento da frota e fornecer mais serviços. A Dassault tem 40 centros de serviços de fábrica, 21 ASC e 15 centros de distribuição de peças.

Enquanto isso, a transferência da sua unidade de serviços de Sorocaba para o aeroporto executivo internacional Catarina, na mesma região do estado de SP, no Brasil, ancora a oferta de manutenção.

No ano passado, a empresa abriu um novo e importante centro MRO ExecuJet no aeroporto Dubai World Central, nos Emirados Árabes Unidos, no Oriente Médio.

Finalmente, a Dassault continuou a incentivar mais o uso do seu sistema de pedidos de peças on-line pelos clientes. Agora, sua base de clientes faz 70% dos pedidos on-line, enquanto a Dassault continua aprimorando seu portal do cliente e adicionando plataformas de comércio eletrônico.

No ano passado, aumentou o estoque de peças em 13% em meio à melhora gradual das restrições da cadeia de suprimentos e à alta utilização da frota.

4 – Gulfstream
Após a primeira posição, junto com a Textron, na pesquisa do ano passado, a Gulfstream viu sua pontuação total cair em um décimo de ponto em 2024, para 8. No entanto, com as melhorias feitas neste ano pela Bombardier, EMBRAER e Dassault, a pontuação geral de 8,0 rebaixou a posição da Gulfstream para a quarta posição. A classificação mais baixa da Gulfstream em custo de peças (5,9) e centros de serviços de propriedade da fábrica (7,8) pesou em sua pontuação total.

Os avanços – a Gulfstream continua sua busca por um plano de modernização e expansão de instalações para garantir um serviço consistente em todos os seus centros de serviços.

Em abril, a fabricante americana continuou a expansão de sua instalação de MRO baseada em Savannah, na Georgia (EUA), já uma das maiores instalações dedicadas de manutenção de aviação executiva do mundo. Uma vez concluída, a unidade fornecerá mais de 200.000 pés² (18.580 m²) de espaço de trabalho, permitindo que a Gulfstream expanda inspeções programadas e não-programadas, bem como manutenção, atualizações de aviônicos e reformas de interiores.

A Gulfstream seguiu o anúncio de sua instalação de MRO em Savannah com uma nova oficina de manutenção, reparo e revisão geral que abriu em seu Centro de Serviço de Farnborough (Inglaterra).

Em Mesa, no Arizona (EUA), a Gulfstream começou no outono de 2022 a trabalhar na expansão, em antecipação à conclusão de sua nova instalação de 225.000 pés² (20.900 m²) no final deste ano. Na área de Dallas-Fort Worth (Texas/EUA), o progresso continua em uma nova instalação de reparo e revisão de componentes onde a Gulfstream planeja primeiro se concentrar em rodas, freios e trem de pouso e, em seguida, aumentar as ofertas para dar suporte a estruturas de aeronaves, aviônicos e outros componentes.

A Gulfstream investiu pesadamente em estoque e distribuição de peças de reposição, concentrando seus esforços em localizar galpões perto de aeroportos importantes, como o Aeroporto Atlanta Hartsfield-Jackson, na Geórgia (EUA), e o Aeroporto Schipol, em Amsterdã (Holanda).

Enquanto isso, a Gulfstream aumentou seu investimento para mais de US$ 2 bilhões em estoque de peças pronta entrega, ajudando a fabricante a mitigar as restrições contínuas da cadeia de suprimentos. Os recursos internos de reparo e revisão (R&O – Repair and Overhaul) da Gulfstream auxiliam em um esforço para obter mais controle sobre a cadeia de suprimentos. As capacidades de R&O também se alinham com as metas de sustentabilidade, permitindo a extensão dos ciclos de vida da aeronave, ao mesmo tempo em que reduz a necessidade de matérias-primas e fabricação de bens de substituição.

A Gulfstream também aumentou a força de sua força de trabalho identificando e estabelecendo novas funções para aprimorar o atendimento ao cliente, onde as equipes cresceram em mais de 500 funcionários apenas no ano passado. A fabricante agora emprega mais de 5.000 pessoas em uma dúzia de locais de MRO nas Américas, Europa e Ásia.

Finalmente, a Gulfstream continua os preparativos para a entrada em serviço do jato cabine larga de ultralongo alcance G700, no qual a equipe de suporte ao cliente já concluiu um treinamento extensivo para entregas da aeronave.

5 – Textron Aviation
Com uma pontuação de 7,9, a Textron Aviation foi a única fabricante de aeronaves de jatos executivos a ter uma pontuação abaixo de 8,0, com uma queda de 0,2 em relação ao ano passado.

Uma pontuação de 6,5 pontos no custo de peças superou a colocação da Gulfstream nessa categoria. A Textron viu pontuações respeitáveis ​​em confiabilidade geral de 8,8 pontos, colocando-a um décimo de ponto acima da Gulfstream, enquanto uma pontuação de 7,5 pontos em programas de custo por hora a colocou acima da pontuação de 7,1 da Dassault.

Os avanços – a fabricante das aeronaves Beechcraft e Cessna gastou o que chama de um investimento significativo em suporte no ano passado.

Durante o ano passado, a Textron adicionou recursos e funcionários na Europa e na região da Ásia-Pacífico, aumentando o suporte fora de sua “fortaleza” no EUA. A expansão incluiu um terceiro membro de sua equipe 1CALL com sede na Espanha para suporte de manutenção não-programada, juntamente com uma equipe de suporte técnico na Austrália.

Os investimentos em tecnologia viram a adição do aplicativo de gerenciamento de serviços da Textron Aviation, ajudando a facilitar o processo para os clientes revisarem e aprovarem o trabalho e se conectarem a um centro de serviços. Uma solicitação de alteração de regulamentação da Textron permitiria que os operadores do transporte privado (PART-91) de aviões monomotores à turbina realizassem um “programa de inspeção atual recomendado pelo fabricante em vez de inspeções anuais ou de 100 horas”, aumentando efetivamente as opções do programa de inspeção e reduzindo os custos de manutenção.

A expansão da unidade de distribuição de peças da Textron, em sua sede em Wichita (Kansas) adicionou 180.000 pés² (1.670 m²) de espaço, garantindo um fornecimento de peças pronta entrega para modelos novos e antigos.

[i] Honda Aircraft
A Honda não deu respostas suficientes para publicação de um resultado válido na pesquisa.

Os avanços – após a introdução de um programa flexível de manutenção em fases para operadores de jatos leves HondaJet HA-420 no início do ano passado (2023), a Honda Aircraft deu outro passo em outubro passado (2023) para reforçar os esforços para desenvolver um serviço para ajudar os operadores a gerenciar de forma mais eficaz a manutenção de seus aviões. O programa designado AMS – Aircraft Management Services (Serviços de gerenciamento de aeronave) visa agilizar os encargos de operador, ao mesmo tempo em que lhe oferece maior controle e previsibilidade com as demandas de manutenção, promove a fabricante.

A Honda disponibilizou o AMS para proprietários inscritos em seus planos de serviço Flight Ready. Os participantes trabalham com a divisão de atendimento ao cliente da Honda Aircraft para orientar, planejar e programar atividades de manutenção, priorizando a segurança, a confiabilidade e a preservação do valor. A rede de centros de serviço autorizados da Honda Aircraft executará o trabalho. Embora as instalações de suporte da empresa sejam 21 em todo o mundo, a Honda Aircraft lançou o programa para atender primeiro os jatos HondaJet registrados no EUA.

Os benefícios do programa incluem suporte AOG (Aircraft On Ground), atualizações e modificações; retenção de valor por meio de detalhamento de aeronaves, rastreamento e programação de manutenção programada, suporte de manutenção não-programada, suporte de serviços de piloto, conformidade com boletim de serviço e diretiva de aeronavegabilidade e faturamento consolidado.

Separadamente, o programa de manutenção em fases divide as principais tarefas de inspeção de 600 horas e 1.200 horas, conforme definido no Manual de Inspeção e Limitação de Aeronavegabilidade (ALIM – Airworthiness Limitation and Inspection Manual) em quatro intervalos de 150 horas, ao mesmo tempo em que cobre todas as tarefas de serviço no programa de manutenção programada regularmente do fabricante.

O programa aprovado pela FAA estreou em abril de 2023 em todos os centros de serviço autorizados da Honda no EUA. Em comparação com os cronogramas de manutenção tradicionais, a nova oferta visa reduzir o tempo de inatividade da aeronave por evento de serviço e fornecer aos clientes uma “cadência mais eficiente de eventos de manutenção”.

B – Turboélices
[i] Pilatus
Entre as duas fabricantes (OEM) que aparecem no ranking de turboélices ainda em produção, a Pilatus Aircraft, com seu monomotor PC-12, superou o suporte da Textron para o bimotor King Air em uma média de 0,5. No entanto, a fabricante suíça viu sua própria pontuação composta cair em dois décimos de ponto em comparação com pontuação na pesquisa do ano passado de 8,6.

As pontuações de destaque da Pilatus de 9,1 ou mais em quatro categorias distintas provaram notáveis ações. Seu maior resultado de 9,3 em confiabilidade geral e centros de serviços de propriedade da fábrica ajudou a compensar seus resultados mais fracos em disponibilidade de peças e custo, com 7,4 e 6,2, respectivamente.

Os avanços  – a Pilatus viu sua frota de mais de 2.090 aviões PC-12 somar 10,6 milhões de horas de vôo, enquanto cerca de 360 aviões ​​PC-12NXG já acumulam cerca de 210.000 horas de vôo (uma média de 583 horas de vôo por avião). Junto, cerca de 260 jatos leves PC-24 agora em operação acumularam 230.000 horas no ar (uma média de 885 horas de vôo por avião).

A Pilatus realizou cinco conferências de operadores voltadas para o cliente ao redor do mundo em 2023. Durante esse tempo, firmou um acordo para adquirir o negócio de MRO focado na Pilatus da Aero Centers Epps, em Atlanta, na Georgia (EUA).

Uma grande revisão nas políticas e procedimentos do centro de serviços da fabricante melhorou a disponibilidade de peças de reposição e permitiu tempos de resposta mais rápidos. Junto com esse esforço, a Pilatus desenvolveu um conjunto de análises do centro de serviços em tempo real, permitindo maior cooperação entre a fábrica e seus centros de serviços autorizados para padronizar ainda mais o serviço “Classe Pilatus”.

A Pilatus obteve aprovação para o trabalho de projeto de engenharia sob seu DOA da unidade da fábrica em Stans para a divisão Pilatus Business Aircraft no EUA (Pilatus Business Aircraft USA), obteve a aprovação da Pilatus FOCA/EASA para o treinamento de manutenção do PC-24 e abriu uma segunda sala de treinamento de manutenção na Pilatus Business Aircraft USA.

[ii] Textron Aviation
A Textron Aviation/turboélice King Air igualou sua pontuação composta de 7,9 do ano passado no segmento de turboélices, bem como entre os seus três modelos/porte de jatos executivos, consolidando sua classificação em ambos os grupos.

Embora tenha ficado atrás da Pilatus por meio ponto na categoria turboélice, o Textron Aviation/turboélice King Air obteve pontuações relativamente altas nos quesitos de centros de serviços autorizados e de propriedade da fábricante, onde terminou à frente da Pilatus por dois décimos de ponto. Também terminando à frente da Pilatus em manuais técnicos, a estrutura de suporte de King Air obteve no quesito de confiabilidade geral da aeronave a pontuação 8,6.

[iii] Daher
A fabricante francesa Daher não deu respostas suficientes para publicação de um resultado válido na pesquisa.

Os avanços – a Daher demonstrou progresso em vários elementos de sua oferta de manutenção, mais notavelmente a consolidação das redes de suporte Kodiak Care e TBM Care sob uma única marca combinada Kodiak & TBM Care. A Daher agora conta com 55 centros de serviço (Service Center), dos quais apenas quatro (7,3%) são de sua propriedade (ie, centro de serviços de fabricante). Na América do Norte, os clientes têm acesso a 28 centros TBM, 14 locais Kodiak e 8 que agora atendem a ambos os aviões.

O que a Daher denomina de pacote Prestige na aquisição de um novo TBM-960 inclui o Programa de Manutenção TBM Total Care, que cobre manutenção programada por 5 anos ou 1.000 horas de vôo. A Daher oferece um programa semelhante para clientes TBM-910. Para um novo Kodiak 100 ou Kodiak 900, o programa de manutenção Kodiak Care cobre 4 anos ou 1.000 hora de vôo.

Desde 2018, a Daher desenvolveu o uso de sistemas de transmissão de dados em modelos TBM. Os sistemas permitem a gravação completa de dados do motor e da aeronave em vôo e a transmissão sem fio para servidor relevante. Especialistas internos continuam ampliando sua lista de recursos de alto valor, relata. Os mesmos dados alimentam o aplicativo Me & My TBM desenvolvido pela Daher, que gera avaliações de vôo individuais e debriefing de pilotos proprietários/operadores. [EL]