À véspera do lançamento da 5G, cia. aéreas do EUA alertam para interrupções “catastróficas” nos vôos, em 18.01.22


Fonte: Bloomberg/InfoMoney – 18/01/2022
Uma associação comercial que representa as principais cias. aéreas do EUA pediu ao secretário de Transportes, Pete Buttigieg, e aos principais reguladores de comunicação e aviação do país para impedir que operadoras de telefonia móvel implementem serviços 5G perto de aeroportos.

A Airlines for America alertou em uma carta nesta segunda (17) que o público pode sofrer interrupções “catastróficas” se as novas frequências de Banda C forem colocadas a duas milhas de onde aeronaves circulam.

A associação divulgou estar disposta a trabalhar com o governo e as operadoras para encontrar uma solução mutuamente aceitável.

Operadoras incluindo a AT&T e a Verizon Communications chegaram a um acordo com reguladores federais no início deste mês para lançar o novo serviço em 19 de janeiro.

As cias. aéreas estão preocupadas de que os sinais possam interferir nos instrumentos – rádio-altímetros – que medem altura de uma aeronave.

Em um memorando para funcionários visto pela Bloomberg, o CEO da JetBlue Airways, Robin Hayes, disse que a cia. aérea enfrenta “potenciais interferências significativas nos vôos a partir de quarta-feira, que estressarão ainda mais o já frágil sistema aéreo e prejudicarão o público que viaja”. Hayes disse que há pouca transparência nos dados por trás da decisão de implantar a 5G perto de aeroportos e que as preocupações sobre uma possível interferência nos equipamentos das aeronaves aumentaram. A medida pode atrasar a recuperação do setor de aviação da pandemia, disse Hayes.

A FAA autorizou no domingo (16) que alguns jatos operem em zonas onde novos serviços 5G estão sendo utilizados, reduzindo significativamente o impacto potencial nos horários dos vôos. A decisão permite pousos com baixa visibilidade em até 48 dos 88 aeroportos dos EUA com uso dos rádio-altímetros tais chegadas, divulgou a FAA.

Dois membros do Congresso dos EUA — Peter De Fazio, chair do Comitê de Transporte e Infraestrutura da Câmara, e Rick Larsen, chair do Subcomitê de Aviação — juntaram-se às cias. aéreas na segunda (17) para pedir que reguladores atrasem a implementação. “Devemos fornecer à FAA e à indústria da aviação mais tempo para avaliar minuciosamente os riscos de implantação, a fim de evitar interrupções potencialmente desastrosas em nosso sistema de espaço aéreo nacional”, escreveram os dois democratas em uma carta.