ACJ – Airbus Corporate Jets encomenda pesquisa com profissionais sêniores corporativos quanto a fatores e critérios fatores determinantes na aquisição de aeronaves executivas, em 01.07.24


Sarah Rose, articulista de notícias da mídia AIN, escreveu, em post no dia 25, que um estudo encomendado pela ACJ – Airbus Corporate Jets levantou que 79% dos altos executivos norte-americanos entrevistados de empresas que fretam ou possuem jatos particulares disseram que a sustentabilidade e o uso de combustíveis sustentáveis ​​eram uma das três principais razões para considerarem a atualização de suas frotas nos próximos cinco anos.

O segundo maior fator que impulsiona possíveis atualizações é uma maior ênfase nos custos operacionais.

Os entrevistados também citaram que modelos mais novos e melhores foram lançados recentemente.

Notavelmente, apenas 14% citaram maior alcance como motivo para atualização, o que implica que as fabricantes com aeronaves que podem voar de 7.500 a 8.000 MN em velocidades subsônicas atingiram os limites de resistência dos passageiros.

Entre os executivos seniores do EUA pesquisados, cujas empresas não possuem atualmente ou fretam jatos executivos, mas podem considerar fazê-lo nos próximos cinco anos, a principal razão citada é a crescente dependência de suas organizações na aviação executiva. A introdução de modelos inovadores de jatos executivos e seu maior apelo vem em segundo lugar.

“O setor de aviação executiva experimentou inovações significativas com o lançamento de aeronaves mais eficientes e tecnologicamente avançadas, alinhando-se ao maior foco dos empregadores no bem-estar dos funcionários”, disse Sean McGeough, vice-presidente comercial da ACJ para a América do Norte.

Usuários de jatos executivos corporativos no EUA se concentram cada vez mais na redução da pegada de carbono de seus vôos
Este é o título de um informativo da ACJ datado de 18/10/2023 para divulgar os resultados de um estudo encomendado  à pesquisadora independente Pureprofile junto a executivos sêniores de grandes corporações do EUA que utilizam a aviação executiva, que revela um foco crescente na redução da “pegada” do carbono de seus vôos.

Informativo ACJ – “US corporate business jet users increasingly focus on reducing the carbon footprint of their flights”, de 18/10/2023:
https://www.acj.airbus.com/sites/g/files/jlcbta131/files/2023-10/sustainability_saf.docx.pdf

A pesquisa contratada da ACJ, conduzida pela Pureprofile, amostrou 100 executivos sêniores usuários da aviação executiva de grandes corporações do EUA com receita anual de US$ 500 milhões ou mais. A pesquisa foi realizada em setembro de 2023.

Da amostragem, 87% dos pesquisados disseram que seu empregador possui ou freta jato executivo.

A pesquisa revelou que 95% dos executivos entrevistados afirmaram que as suas corporações têm uma boa compreensão da pegada de carbono dos vôos dos seus aviões executivos. Nove em cada dez (90%) dizem que a sua compreensão aqui melhorou nos últimos 5 anos, com quase metade (49%) dos amostrados afirmando que melhorou dramaticamente.

A pesquisa levantou três razões para esta mudança. As duas principais razões por trás desta mudança são [i] a nomeação de especialistas para monitorar a pegada de carbono dos vôos e [ii] um maior investimento nessas equipes. Uma terceira razão principal dada é [iii] que as empresas que operam suas aeronaves estão agora oferecendo informações mais detalhadas sobre a pegada de carbono dados para vôos.

As grandes corporações do EUA estão adotando uma série de medidas para reduzir a sua pegada de carbono dos seus vôos de aviação executiva.

Entre os executivos de empresas que utilizam a aviação executiva (todas as formas), 61% acreditam que as suas empresas estariam preparadas para aumentar os seus orçamentos de aviação executiva em mais de 25% para lhes permitir utilizar combustível de aviação sustentável (SAF) ou aeronaves mais eficientes em termos de combustível.

Dos executivos de empresas que possuem ou fretam aeronaves executivas, 95% reportaram que as empresas estão investindo mais em tecnologia de gestão de frota para otimização de rotas, o que ajuda a reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2.

Cerca de 93% dos executivos entrevistados enfatizaram a preferência e foco das suas empresas mais não somente no fretamento de aeronaves mais novas e mais eficientes, para ajudar o impacto dos seus vôo no ambiente.

“A maioria das grandes corporações do EUA tem um foco forte e crescente em práticas de aviação executiva mais sustentáveis”, disse Sean McGeough, vice-presidente comercial da ACJ para a América do Norte. “A pesquisa demonstra claramente essa tendência em suas decisões de compra de aeronaves e operações de frota. O uso do SAF será um divisor de águas para a aviação e a jornada de descarbonização da aviação executiva. Há claramente mais procura de SAF do que a capacidade de produção atual ou a curto prazo. O EUA pretende produzir três mil milhões de galões de SAF até 2030, a fim de fornecer SAF para 100% da procura de combustível de aviação até 2050”, McGeough completou.

O combustível de aviação sustentável (SAF) é um biocombustível que pode ajudar a reduzir as emissões de CO2 em 80% em média durante todo o seu ciclo de vida. [EL]